startups destaque site

IPTSP NA MÍDIA - Egressos de Biotecnologia compartilham sua jornada no programa NIIS, em entrevista na TV UFG

Em 21/01/25 08:57. Atualizada em 21/01/25 08:58.

Em entrevista ao programa “Mundo UFG”, os ex- estudantes do IPTSP compartilharam a experiência de participar do programa Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental (NIIS), voltado ao empreendedorismo sustentável

Texto: Maria Eduarda Silva

Arte: Mailson Diaz

Arthur Alves e Iara Mendes são fundadores de startups goianas que possuem um modelo de desenvolvimento sustentável, e se destacaram durante o programa Negócios Inovadores de Impacto Ambiental, que ocorreu em 2024. Em entrevista no programa “Mundo UFG”, os dois contam como foi a experiência e o que a jornada trouxe de aprendizado. 

E-co Tech

Arthur Alves, egresso de Biotecnologia no IPTSP/UFG, é sócio e co-fundador da E-co Tech, empresa goiana que visa democratizar o acesso à tecnologias de controle de qualidade e análises microbiológicas. O estudante, que finalizou o curso recentemente, conta que o programa selecionou empresas de várias regiões do país para promover o desenvolvimento do negócio através de workshops e mentorias. 

O ex- discente também falou sobre a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido durante o programa no Demo Day, evento que marca o fim do período de aprendizado das startups, além de participar de uma banca de avaliação, na qual a E-co Tech se classificou em primeiro lugar na Trilha Ideação. 

startups feed 1

“Para nós foi uma experiência muito enriquecedora, tanto do ponto de vista de desenvolvimento do modelo de negócio, quanto de poder chegar até a comunidade, oferecendo essa solução e ver o nosso trabalho sendo reverberado, gerando desenvolvimento econômico e de impacto ambiental”. 

Nanoterra

Iara Mendes é egressa do curso de Biotecnologia do IPTSP/UFG e é criadora da Nanoterra, startup goiana de nanobiotecnologia, que tem como propósito preservar a biodiversidade brasileira através de tecnologias regenerativas. Ela conta que, após três meses no programa Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental, a startup se classificou em segundo lugar na categoria Trilha Tração. 

startups feed 2

“Essa conquista é extremamente significativa, pois valida e reconhece a nossa capacidade de trazer impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente através do nosso modelo de negócio”. 

Ela ainda destacou que a jornada foi de muita importância para a história da startup. 

Programa Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental 

Os Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental são empreendimentos que buscam gerar impactos ambientais sustentáveis, ao mesmo tempo em que obtêm resultados financeiros positivos. 

O projeto busca incentivar empreendimentos sustentáveis, que possam trazer soluções ambientais e sociais positivamente rentáveis.

Não deixe de conferir a entrevista completa no canal oficial do Youtube da TV UFG. 

 

startups 3

Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

 

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias