IPTSP NA MÍDIA - Professora do IPTSP fala sobre aumento de casos de HIV no programa Conexões, da TV UFG
Confira a entrevista completa no canal oficial do Youtube da emissora
Texto: Maria Eduarda Silva
Arte: Mailson Diaz
A professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Simone Fonseca, esteve presente no programa “Conexões”, da TV UFG, para falar a respeito do aumento de casos de HIV entre homens de 15 a 19 anos.
Frente ao aumento de casos registrados da infecção pelo vírus no país, especialistas se movimentaram durante o mês de dezembro de 2024 pela campanha Dezembro Vermelho, que visa a conscientização a respeito da prevenção e do tratamento da doença.
Simone Fonseca, também farmacêutica e bioquímica, explica que, anteriormente, a faixa etária mais afetada era a entre 25 e 29 anos, e caiu para entre 15 e 19 anos, idade em que, geralmente, se inicia a vida sexual. Ela ressalta que a principal causa para esse cenário é a falta de cuidado e uso de preservativos, principalmente durante uma fase tão ativa sexualmente.
A professora também falou sobre a importância de campanhas de conscientização, principalmente em escolas de ensino médio, para o público mais jovem e atualmente o mais afetado. Ela destaca a gravidade da infecção, que não pode ser tratada com descaso:
“Uma vez infectado pelo vírus, o indivíduo vai estar sempre infectado. O vírus não vai embora. Não existem tratamentos, até hoje, que façam o vírus deixar o indivíduo”.
Quando não tratada, a infecção no indivíduo pelo HIV pode causar a AIDS, uma vez que células do sistema imunológico são atacadas.
Na entrevista, os tratamentos de pré-exposição e pós-exposição também foram citados como forma de evitar a contaminação pelo vírus. Confira mais detalhes da conversa acessando a entrevista completa no canal oficial da TV UFG no Youtube.
Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias