Formandos em Biotecnologia celebram colação de grau especial no IPTSP/UFG
O instituto parabeniza os novos profissionais por essa conquista tão especial
Texto e fotos: Marina Sousa
A direção do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou ontem, dia 15 de janeiro, a Colação de Grau Especial de dois formandos do curso de Biotecnologia: Ana Lídia Schroder Ferreira e Arthur Alves Coelho. A cerimônia, marcada por discursos emocionantes, destacou a superação dos desafios enfrentados pelos estudantes, que ingressaram em 2020, no início da pandemia de COVID-19.
Reflexões dos formandos
A bacharel em Biotecnologia, Ana Lídia Schroder, relembrou a trajetória vivida no instituto. "Fazer uma retrospectiva é inevitável. O que permanece é o sonho, o mesmo daquela menina que veio fazer sua matrícula há cinco anos. É incrível perceber como o conhecimento que adquirimos pode impactar vidas e transformar a sociedade. Agradeço à equipe do IPTSP, que sempre esteve ao nosso lado, fortalecendo esse espírito de família."
Arthur Alves Coelho, um dos formandos, destacou os desafios e aprendizados ao longo do curso. "Nossa experiência foi única. Começamos o curso em um período desafiador, mas o acolhimento do instituto e dos colegas foi transformador. Participar de aulas, projetos de extensão e superar dificuldades me fez crescer muito. Hoje, sinto-me preparado para usar todo esse conhecimento em prol da sociedade."
Discursos emocionantes das docentes
A professora Adelair Helena dos Santos, coordenadora do curso de Biotecnologia, destacou a importância do momento: "Vocês fazem parte de uma turma diferenciada. Enfrentaram os desafios da pandemia e mostraram a relevância da biotecnologia no mundo. A contribuição de vocês em áreas como vacinas e alimentos é essencial para a sociedade. Parabéns por essa trajetória de resiliência e transformação."
Já a professora Flávia Aparecida de Oliveira, diretora do IPTSP e responsável pela outorga de grau, enfatizou o compromisso com a formação de pessoas. "A nossa missão vai além da produção de conhecimento, ela está na transformação de vidas. Vocês, agora formados, têm o poder de usar essa formação para impactar positivamente o mundo. Desejo que sejam muito felizes e que nunca percam a confiança de que podem fazer a diferença." A cerimônia contou com a presença dos pais de Ana Lídia, além de servidores do IPTSP, como Kariny Vieira Soares ,coordenadora administrativa, Alisson Pereira dos Santos, administrador do instituto e a biotecnologista e mestranda, Jaqueline Jacintho
A colação de grau especial marcou não apenas o encerramento de um ciclo, mas também o início de uma nova etapa para os formandos. Ana Lídia e Arthur agora carregam a responsabilidade de aplicar o conhecimento adquirido para transformar vidas e contribuir para o avanço da biotecnologia no Brasil e no mundo, finaliza a coordenadora do curso de Biotecnologia, Adelair Helena dos Santos.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias