a_fungos_na_cavernas_-_destaque_site (1).jpg

IPTSP NA MÍDIA - Pesquisadores do IPTSP/UFG exploram fungos de cavernas do Cerrado em busca de soluções biotecnológicas

On 01/13/25 09:08 . Updated at 01/13/25 09:08 .

Confira a entrevista dada ao programa Mundo UFG da TV UFG no canal oficial no Youtube da emissora 

Texto: Marina Sousa
Arte: Mailson Diaz

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) possui um projeto pioneiro que une ciência, tecnologia e conservação ambiental. O professor Jadson Bezerra e o mestrando Pedro Félix, participaram em 2024, de uma entrevista no programa "Mundo UFG", da TV UFG, para discutir suas pesquisas sobre fungos encontrados em cavernas do Cerrado.

O projeto, iniciado em 2017 em parceria com instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), busca entender o papel biotecnológico desses organismos em diversas áreas.

Explorando as Cavernas do Cerrado

Pedro Félix destacou o início das expedições científicas em maio de 2022, focadas na coleta de fungos em cavernas do Cerrado. Segundo ele, esses ambientes extremos abrigam microrganismos adaptados, que podem produzir metabólitos secundários e outros compostos com potencial biotecnológico.

ungos_na_cavernas_-_feed_1.jpg

"Esses fungos podem ser utilizados no controle biológico de pragas agrícolas, substituindo agrotóxicos e minimizando os impactos ambientais", explicou Pedro.

Um dos destaques do projeto é o estudo do fungo Trichoderma, um antagonista natural de patógenos agrícolas, como o Lasiodiplodia theobromae, que afeta culturas de uva e manga no Vale do São Francisco. Em parceria com a professora Virgínia Michelle Svedese, da Univasf, a pesquisa já mostrou resultados promissores no combate a doenças em plantas.

 na_m%C3%ADdia_fungos_na_cavernas_-_feed_3.jpg

"Esses fungos ajudam a controlar pragas agrícolas, reduzindo a necessidade de agrotóxicos e seus impactos no solo, lençóis freáticos e na saúde humana", afirmou o professor Jadson Bezerra.

O Cerrado, um dos biomas mais ricos em cavernas do Brasil, apresenta um potencial inexplorado. "Precisamos conservar essas cavernas, pois abrigam fungos que podem transformar a biotecnologia e a agricultura, proporcionando alimentos mais saudáveis e sustentáveis", reforçou Jadson.
Quer saber mais, então não deixe de conferir a entrevista completa no canal oficial da TV UFG no Youtube AQUI

 na_m%C3%ADdia_fungos_na_cavernas_-_feed_2.jpg
ungos_na_cavernas_-_feed_5.jpg

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias