homenagem camara municipal.png

Servidoras do IPTSP são homenageadas em solenidade pelos 64 anos da UFG

On 12/13/24 11:29 . Updated at 12/13/24 11:48 .

Elas receberam a Comenda Colemar Natal e Silva que foi instituída para reconhecer serviços de destaque no ensino superior

Texto: Marina Sousa

A Câmara Municipal de Goiânia realizou ontem, dia 12, uma sessão solene para homenagear servidores da Universidade Federal de Goiás (UFG) em celebração aos 64 anos da instituição. Entre os agraciados com a Comenda Colemar Natal e Silva, destacaram-se a vice-diretora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), professora Megmar Aparecida dos Santos Carneiro, e a servidora e técnica de laboratório Diana de Lima Borges. Nomeada em homenagem ao fundador e primeiro reitor da UFG, a honraria simboliza o compromisso com a excelência acadêmica, científica e social e reconhece contribuições relevantes à educação reforçando o papel transformador da universidade.

A vice-diretora Megmar Aparecida dos Santos Carneiro, que construiu toda a sua trajetória acadêmica e profissional na UFG desde a graduação em Farmácia, declarou sentir-se profundamente honrada com o reconhecimento. “Essa comenda é o resultado de muita dedicação e compromisso ao longo dos anos, tanto como pesquisadora quanto como servidora pública e tenho muito orgulho de fazer parte desta instituição que tem sido minha segunda casa ao longo do tempo”, afirmou.

A homenagem, integrada às celebrações dos 64 anos da UFG
A Vice-diretora do IPTSP, Megmar Aparecida dos Santos Carneiro recebeu a comenda pelas mãos do vereador Anselmo Pereira e pela Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima


Diana de Lima Borges, também ex-aluna da UFG, expressou gratidão ao receber a homenagem. “É uma honra poder devolver à comunidade tudo o que tive acesso durante minha formação. Tenho muito orgulho de ser parte dos 64 anos da UFG, tanto como aluna quanto como servidora pública”, disse.

A solenidade foi proposta pelo vereador Anselmo Pereira e também contou com a presença da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, que destacou a importância do momento, especialmente diante do aniversário da instituição. Em seu discurso, Angelita relembrou os desafios enfrentados pelas universidades públicas, especialmente em tempos de ataques ao ensino superior. “É uma sessão especial, pois reforça o compromisso com a ciência, a educação e a função social da universidade. A UFG nasceu para ser do Brasil e do mundo, e continua cumprindo sua missão de forma grandiosa”, afirmou a reitora.

Diana de Lima Borges
Diana de Lima Borges disse que tem orgulho de fazer parte desses 64 anos como aluna e servidora


Ela também ressalta o papel histórico do fundador da UFG, Colemar Natal e Silva, e a relevância da criação de iniciativas como a Rádio Universitária e o parque gráfico da instituição e entre outras importantes ações. Para Angelita, “A UFG está plantando hoje as bases para ser ainda maior e mais efetiva no futuro. Estamos construindo uma universidade que, daqui a 36 anos, ao celebrar 100 anos, continuará sendo motivo de orgulho para o Brasil.”

A Comenda Colemar Natal e Silva reafirma o valor dos serviços prestados pela UFG e seus profissionais à sociedade, consolidando o papel da universidade como uma instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão. Também prestigiaram a solenidade alguns membros da comunidade do Instituto como: Marciel José Peixoto, Eduardo Nobuhiro Kida Júnior, Juliana Marques Ferreira e Gisleine Fernada Franco.


 WhatsApp Image 2024-12-13 at 10.30.30.jpeg
 WhatsApp Image 2024-12-13 at 10.44.09.jpeg
 WhatsApp Image 2024-12-13 at 11.27.48.jpeg

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias