Startup de pesquisadores do IPTSP/ UFG vence prêmio em evento nacional com tecnologia de diagnóstico rápido
Equipe é formada por ex-alunos do curso de Biotecnologia da universidade
Texto: Marina Sousa
A SpeedFlow, startup formada por pesquisadores do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), foi a grande vencedora do Tech Science Konnecta, evento promovido pela Merck Life Science no início de dezembro de 2024. A equipe, composta pelos pesquisadores Djairo Pastor Saavedra, Leonardo Lopes da Luz e Matheus Bernardes Fogaça, conquistou o prêmio de 1.000 euros com o Gene Detect, uma inovadora tecnologia de diagnóstico rápido para doenças infecciosas e parasitárias, além de aplicações ambientais e industriais.
O projeto contou com o apoio do Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos (LDPTR), sob a coordenação da pesquisadora Samira Bührer, uma referência no desenvolvimento de testes rápidos e coordenadora do Hub de Tecnologias Point of Care da parceria entre a Merck e a UFG.
Para Leonardo Lopes Luz o prêmio representa um marco na trajetória da equipe, tanto como pesquisadores quanto como empreendedores. "Este reconhecimento destaca o papel essencial do biotecnologista na sociedade, ao criar produtos úteis que têm o potencial de melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou.
Produto
O Gene Detect é um teste imunocromatográfico de fluxo lateral que permite a detecção eficaz de ácidos nucleicos (DNA e RNA) de forma prática e rápida. Suas principais aplicações incluem:
- Diagnóstico molecular de doenças infecciosas e parasitárias;
- Identificação de patógenos em indústrias de alimentos e meio ambiente;
- Detecção de biomarcadores genéticos.
A SpeedFlow é composta por ex-alunos do curso de Biotecnologia do IPTSP/UFG, além disso, os pesquisadores Leonardo Lopes Luz e Matheus Bernardes Torres Fogaça são doutores pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP/UFG) e Djairo Pastor Saavedra possui título de mestre pelo mesmo programa. A trajetória da equipe é um exemplo do impacto transformador da formação acadêmica no empreendedorismo científico.
O evento Tech Science Konnecta, organizado pela divisão de Life Science da Merck, tem como objetivo conectar a academia e a indústria, promovendo projetos inovadores nas áreas de nanotecnologia e diagnóstico rápido. De acordo com Matheus Bernardes Torres Fogaça: "Nosso próximo passo é concluir o processo de incubação da startup junto ao CEI (Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG), o que permitirá a obtenção do CNPJ e o desenvolvimento oficial de nossos produtos e serviços. Essa etapa será essencial para formalizar as operações, atrair investidores e estabelecer parcerias estratégicas, além de viabilizar a emissão de notas fiscais e a participação em editais de fomento à inovação."
O instituto parabeniza a SpeedFlow e todos os envolvidos por esse marco significativo, haja vista que essa conquista coloca a ciência brasileira em destaque, reforçando a importância do investimento em pesquisa e inovação.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias