
UFG celebra conquistas de estudantes, técnicos e docentes do IPTSP com o Certificado Consuni 2024
As premiações exaltam a excelência acadêmica e científica no instituto
A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, no dia 6 de dezembro, a cerimônia de entrega do Certificado Consuni 2024, homenageando estudantes, técnicos e docentes que se destacaram ao longo do ano em premiações concedidas por entidades externas. O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) esteve em evidência, com vários de seus integrantes entre os agraciados.
Entre os homenageados, destaca-se o Professor Emérito Alejandro Luquetti Ostermayer, reconhecido por sua notável contribuição à medicina tropical e à saúde pública. Ele foi incluído em uma lista elaborada pela Universidade de Stanford e a Editora Elsevier, que destaca os cientistas mais influentes do mundo, a diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira recebeu o certificado pelo professor Alejandro.
Outra docente homenageada foi a professora Cristiana Maria Toscano, vice-chefe do Departamento de Saúde Coletiva do IPTSP, que recebeu a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, na categoria Ouro. A condecoração foi concedida pela Presidência da República, por meio do Ministério da Saúde, em reconhecimento à sua atuação na saúde pública e na imunização da população brasileira.
Também ganhou destaque o professor Jadson Diogo Pereira Bezerra, premiado com a Medalha Carlos Luis Spegazzini, concedida pela International Mycological Association, além de figurar no ranking dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo, divulgado pela Universidade de Stanford em parceria com a Elsevier.
Além disso, o pesquisador Gabriel Qualhato e o professor Thiago Lopes Rocha receberam uma Menção Honrosa pelo pôster apresentado no VIII Simpósio Zebrafish como Modelo de Animal de Pesquisa, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Da esquerda para a direita, o servidor e pesquisador Murilo Barros Silveira; Professor Caio Márcio de Oliveira Monteiro; Diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira; Discente Haile Dean Figueiredo Chagas e pesquisador Gabriel Qualhato. Foto: Secom/UFG
Outro momento de celebração foi a premiação dos estudantes orientados pelos professores Caio Márcio de Oliveira Monteiro e Welber Daniel Zanetti Lopes. Eles conquistaram o prêmio de Melhor Trabalho e o segundo lugar no Prêmio Uriel Franco Rocha, na área de Artropodologia, concedido pelo Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária e pela Comissão Organizadora do XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária.
Além disso, trabalhos orientados pelo professor Thiago Lopes Rocha alcançaram destaque em eventos científicos internacionais e nacionais:
- 1º lugar: Trabalho premiado no IX Congresso de la Sociedad de Toxicología y Química Ambiental, promovido pela Sociedad de Toxicología y Química Ambiental e a Facultad de Humanidades y Ciencias de la Universidad Nacional del Litoral (FHUC-UNL).
- 2º lugar: Trabalho reconhecido no III Congresso Interdisciplinar em Ciências da Saúde, realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O pesquisador Murilo Barros Silveira foi agraciado com o certificado de reconhecimento por seu trabalho premiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - Regional Goiás, que visa a compreensão do funcionamento do sistema imunológico contra a COVID-19.
Ademais, o pesquisador e técnico de laboratório do instituto, Murilo Barros, orientado pela professora Fátima Dias, conquistaram o 3° Lugar na categoria “ Ciências da Saúde” no X Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência recebido da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional Goiás, com a pesquisa sobre “Subclasses de anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2: uma abordagem diagnóstica e de avaliação da resposta imune anti-proteína N na COVID-19”.
A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira relata que as homenagens reforçam o compromisso da UFG e do IPTSP com a excelência acadêmica e científica, reconhecendo o impacto das contribuições de seus membros na pesquisa e na sociedade.

Professor Caio Márcio de Oliveira o discente Haile Dean Figueiredo Chagas


durante o VIII Simpósio Zebraÿish como Modelo de Animal de Pesquisa recebido da UFMG
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias