UFG celebra conquistas de estudantes, técnicos e docentes com o Certificado Consuni 2024

UFG celebra conquistas de estudantes, técnicos e docentes do IPTSP com o Certificado Consuni 2024

Em 09/12/24 15:48. Atualizada em 09/12/24 15:50.

As premiações exaltam a excelência acadêmica e científica no instituto

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, no dia 6 de dezembro, a cerimônia de entrega do Certificado Consuni 2024, homenageando estudantes, técnicos e docentes que se destacaram ao longo do ano em premiações concedidas por entidades externas. O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) esteve em evidência, com vários de seus integrantes entre os agraciados.

Entre os homenageados, destaca-se o Professor Emérito Alejandro Luquetti Ostermayer, reconhecido por sua notável contribuição à medicina tropical e à saúde pública. Ele foi incluído em uma lista elaborada pela Universidade de Stanford e a Editora Elsevier, que destaca os cientistas mais influentes do mundo, a diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira recebeu o certificado pelo professor Alejandro. 

Outra docente homenageada foi a professora Cristiana Maria Toscano, vice-chefe do Departamento de Saúde Coletiva do IPTSP, que recebeu a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, na categoria Ouro. A condecoração foi concedida pela Presidência da República, por meio do Ministério da Saúde, em reconhecimento à sua atuação na saúde pública e na imunização da população brasileira.

Também ganhou destaque o professor Jadson Diogo Pereira Bezerra, premiado com a Medalha Carlos Luis Spegazzini, concedida pela International Mycological Association, além de figurar no ranking dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo, divulgado pela Universidade de Stanford em parceria com a Elsevier.

Além disso, o pesquisador Gabriel Qualhato e o professor Thiago Lopes Rocha receberam uma Menção Honrosa pelo pôster apresentado no VIII Simpósio Zebrafish como Modelo de Animal de Pesquisa, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 _MG_7979.jpg

Da esquerda para a direita, o servidor e pesquisador Murilo Barros Silveira; Professor Caio Márcio de Oliveira Monteiro; Diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira; Discente Haile Dean Figueiredo Chagas e pesquisador Gabriel Qualhato. Foto: Secom/UFG

 

Outro momento de celebração foi a premiação dos estudantes orientados pelos professores Caio Márcio de Oliveira Monteiro e Welber Daniel Zanetti Lopes. Eles conquistaram o prêmio de Melhor Trabalho e o segundo lugar no Prêmio Uriel Franco Rocha, na área de Artropodologia, concedido pelo Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária e pela Comissão Organizadora do XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária.

Além disso, trabalhos orientados pelo professor Thiago Lopes Rocha alcançaram destaque em eventos científicos internacionais e nacionais:

  • 1º lugar: Trabalho premiado no IX Congresso de la Sociedad de Toxicología y Química Ambiental, promovido pela Sociedad de Toxicología y Química Ambiental e a Facultad de Humanidades y Ciencias de la Universidad Nacional del Litoral (FHUC-UNL).
  • 2º lugar: Trabalho reconhecido no III Congresso Interdisciplinar em Ciências da Saúde, realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).


     _MG_7976.jpg
    O pesquisador Murilo Barros Silveira foi agraciado com o certificado de reconhecimento por seu trabalho premiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - Regional Goiás, que visa a compreensão do funcionamento do sistema imunológico contra a COVID-19.


Ademais, o pesquisador e técnico de laboratório do instituto, Murilo  Barros, orientado pela professora Fátima Dias,  conquistaram o 3° Lugar na categoria “ Ciências da Saúde” no X Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência recebido da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional Goiás, com a pesquisa sobre “Subclasses de anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2: uma abordagem diagnóstica e de avaliação da resposta imune anti-proteína N na COVID-19”.
A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira relata que as homenagens reforçam o compromisso da UFG e do IPTSP com a excelência acadêmica e científica, reconhecendo o impacto das contribuições de seus membros na pesquisa e na sociedade.

 _MG_7974.jpg

Professor Caio Márcio de Oliveira o discente Haile Dean Figueiredo Chagas

 

 _UFG2372.jfif
O pró-reitor da Prograd, Israel Elias Trindade, e a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, entregam os certificados à diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira

 

 _MG_7972.jpg
Pesquisador Gabriel Qualhato recebeu a Menção Honrosa pelo poster apresentado
durante o VIII Simpósio Zebraÿish como Modelo de Animal de Pesquisa recebido da UFMG



Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias