Relatório destaca impacto, desafios e perspectivas do Programa de Monitoria do IPTSP
Projeto coordenado pelo professor Monarko Nunes de Azevedo mostra que mais de 83% dos alunos relataram melhorias no desempenho acadêmico por meio da monitoria
Texto: Marina Sousa
Projeto gráfico: Mailson Diaz
A Coordenação de Programas e Projetos do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), sob a liderança do professor Monarko Nunes de Azevedo, apresentou um relatório abrangente sobre o Programa de Monitoria. O documento evidencia o papel essencial da iniciativa no fortalecimento do ensino e na permanência dos estudantes, ao mesmo tempo em que destaca desafios e traça caminhos para aprimorar ainda mais os resultados.
A monitoria tem se consolidado como uma ferramenta estratégica para enfrentar desafios acadêmicos, promovendo suporte em disciplinas fundamentais e reduzindo a evasão em cursos de maior risco. O programa também estimula o engajamento e a colaboração entre docentes, monitores e discentes, criando um ambiente educativo enriquecedor.
Os números refletem o impacto positivo: 83,1% dos alunos relataram melhorias no desempenho acadêmico e maior compreensão dos conteúdos graças à monitoria. Por sua vez, 50% dos docentes classificaram o processo de seleção dos monitores como excelente e os demais como bom, destacando a eficácia da iniciativa.
Desafios e oportunidades de melhoria
Apesar dos avanços alcançados, o relatório destaca pontos importantes que necessitam de aprimoramento, como a integração entre monitores e discentes, a insuficiência de apoio financeiro e a baixa atratividade do valor das bolsas, fatores que se apresentam como desafios do programa.
Para superar essas barreiras, tanto docentes quanto discentes sugerem medidas como:
- Aumento do valor das bolsas;
- Ampliação do número de monitores;
- Investimento em capacitação contínua para monitores.
Essas ações são fundamentais para o desenvolvimento contínuo do programa e para atender melhor às demandas dos estudantes.
Impacto a longo prazo e integração estratégica
O relatório também destaca a importância de olhar além dos resultados imediatos. A monitoria contribui não apenas para a compreensão acadêmica, mas também para o fortalecimento das habilidades interpessoais e técnicas dos monitores, influenciando suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
A integração com outras iniciativas de apoio acadêmico e psicológico é apontada como uma estratégia para criar uma rede de suporte mais robusta, potencializando os resultados e reforçando a qualidade do ensino superior no IPTSP.
Avaliação contínua: um passo rumo à excelência
Outro ponto destacado é a necessidade de um sistema de acompanhamento contínuo dos estudantes, que permita identificar potencialidades e aspectos que precisam de ajustes. Isso garantirá que o programa se mantenha relevante, eficiente e alinhado às necessidades da comunidade acadêmica.
O futuro do Programa de Monitoria
Para a expansão e consolidação do Programa de Monitoria no IPTSP, além de superar os desafios existentes, é fundamental incentivar que mais docentes ou técnicos em assuntos educacionais proponham projetos voltados para o apoio ao desenvolvimento dos(as) estudantes matriculados nas disciplinas do Instituto. Em especial, destacam-se como prioritárias as ações direcionadas à redução da evasão e retenção de estudantes com alto risco de abandono, em disciplinas com altas taxas de reprovação e cancelamentos, bem como o atendimento a estudantes que enfrentam dificuldades de aprendizagem.
Descubra mais!
O Programa de Monitoria do IPTSP vai além de uma simples ação educativa: é uma experiência transformadora para estudantes e docentes. Leia o relatório completo e conheça como ele está moldando o futuro do ensino e da formação acadêmica no IPTSP/UFG.
Source: Comissão de Comunicação IPTSP
Categories: Notícias