IPTSP oferece Curso Teórico-Prático de Sequenciamento de DNA durante o 21º Seminário
Inscrições já podem ser realizadas e as vagas são limitadas
Texto: Marina Sousa
Arte: Mailson Diaz
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG promoverá uma atividade bônus após o 21º Seminário do IPTSP: o Curso Teórico-Prático de Sequenciamento de DNA pelo Método Sanger, conduzido pela Dra. Heidi Lacerda, pesquisadora na Plataforma Multiusuários de Genômica e Transcriptômica do Centro de Biociências (MULTISEQ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e que possui ampla experiência no sequenciamento de DNA. O curso ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro, das 8h às 12h, no Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs) do IPTSP.
O sequenciamento pelo método Sanger é uma técnica que determina a sequência de bases nitrogenadas que compõem o DNA. Este método é capaz de gerar sequências de DNA de alta qualidade, geralmente em torno de 900 pares de base. É frequentemente utilizado em estudos genéticos e de biologia molecular.
O curso abordará aspectos fundamentais e práticos do sequenciamento de DNA, como o preparo de amostras e reações de sequenciamento e purificação. Os participantes também entenderão sobre a plataforma de sequenciamento Applied Biosystems ABI 3500 Genetic Analyzer, com orientações sobre instalação de componentes e análises dos resultados obtidos.
Esta atividade oferece uma oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos em técnicas de biologia molecular, fortalecendo suas habilidades práticas e teóricas em um dos métodos mais clássicos e amplamente utilizados para a análise de DNA. Inscrições via formulário (https://forms.gle/QLcMMjWs1A14Cof2A) e as vagas são limitadas.
Parceria entre Laboratórios viabiliza instalação de sequenciador de DNA no IPTSP
Parceria entre Laboratórios viabiliza instalação de sequenciador de DNA no CMBiotecs/IPTSP
O Laboratório de Micologia (LabMicol) do IPTSP, em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), finalizou a instalação do sequenciador de DNA (método Sanger, Plataforma 3500xL Genetic Analyzer). A aquisição faz parte do projeto “O futuro dos fungos de biomas da região Centro-Oeste: Sustentabilidade e Oportunidades (FunBioS)”, coordenado pela professora do ICB, Célia Maria A. Soares e financiado pela CAPES/Fapeg no âmbito da “Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste / Edital CAPES 20/2023”.
Além de impulsionar diversas pesquisas no IPTSP e na Universidade Federal de Goiás (UFG), o novo sequenciador de DNA será parte de um plano futuro para prestar serviços na área de diagnóstico e identificação de microrganismos. A Direção do Instituto, em conjunto com a coordenação do Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs) do IPTSP, assumiu o compromisso de garantir o funcionamento do equipamento.
A iniciativa contou com a colaboração essencial de uma equipe de docentes e pesquisadores que são: Alexandre Bailão (ICB); Mirelle Bailão (ICB); Clayton Luiz Borges (ICB); Juliana Alves Parente (ICB); Ludmila de Matos Baltazar (IPTSP), Fernanda Craveiro Franco (IPTSP). Bem como, a coordenação do CMBiotecs: Elaine Jacob, Lucas Barreto e equipe. Todos auxiliaram em várias etapas, desde a aquisição até a instalação do equipamento no CMBiotecs/IPTSP.
O novo equipamento é aguardado com grande expectativa pela comunidade científica local, especialmente por pesquisadores como os docentes do Instituto: Marcelle F. M. Silva-Sales, Márcia Alves Dias de Matos, Jadson Bezerra e outros, que manifestaram o desejo de ter acesso a essa tecnologia, capaz de abrir novas fronteiras para a pesquisa com DNA na região Centro-Oeste.
Source: Comissão de Comunicação IPTSP
Categories: Notícias 21° Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP)