encontro em psiorise.jpg

X Encontro de Terapêutica em Psoríase e I Jornada de Terapia Alvo na Dermatologia ocorrem no próximo dia 30 de outubro

On 10/11/24 14:07 . Updated at 10/14/24 16:00 .

O encontro é gratuito e as vagas são limitadas

Texto: Marina Sousa

O Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh promoverá, no próximo dia 31 de outubro, o X Encontro de Terapêutica em Psoríase e a I Jornada de Terapia Alvo na Dermatologia. O evento é voltado para profissionais dermatologistas e estudantes de medicina e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (62) 98128-1638, com Patrícia.

A professora Ana Maria Quinteiro Ribeiro, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e coordenadora do Serviço de Dermatologia do HC-UFG, informou que a programação será dividida em quatro blocos temáticos:

  • Bloco 1: Psoríase e abordagem multidisciplinar
  • Bloco 2: Psoríase e tratamentos
  • Bloco 3: Hidradenite Supurativa
  • Bloco 4: Efeitos adversos cutâneos de imunoterapias

O evento contará com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo psiquiatras, psicólogos, médicos residentes e especialistas. Além das palestras, haverá discussão de casos clínicos, como a Psoríase e seus aspectos psicológicos, incluindo transtornos como o bipolar. Serão abordados tópicos como resposta PASI 90/100 com terapia convencional, casos clínicos de Hidradenite Supurativa e Alopecia Areata em pacientes tratados com anti-TNF alfa para Psoríase. O encontro ocorrerá das 7h10 às 12h, e todos os interessados são convidados a participar.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia destaca que a Psoríase é uma doença de pele relativamente comum, crônica e não contagiosa, caracterizada por ciclos de melhora e piora. Trata-se de uma condição autoinflamatória que, em pessoas geneticamente predispostas, é desencadeada por fatores ambientais ou comportamentais, levando à formação de lesões avermelhadas e descamativas. A doença ocorre quando os linfócitos T, células de defesa do corpo, liberam substâncias inflamatórias que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e atraem outras células do sistema imunológico, como os neutrófilos, para a pele. Esse processo inflamatório acelera a proliferação das células cutâneas, resultando na descamação observada nas lesões. Embora o contato com pacientes não represente risco, o tratamento é essencial para controlar os sintomas.

Participe desse importante evento que traz à tona os mais recentes avanços no tratamento da Psoríase e outras condições dermatológicas!

Confira a programação:

 WhatsApp Image 2024-10-12 at 21.03.50.jpeg

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias