revisão sistemática de literaura.jpg

PPGMTSP oferece disciplina de Revisão Sistemática da Literatura para pós-graduação

On 10/10/24 14:05 . Updated at 10/14/24 15:51 .

Matrículas já estão abertas. Aulas iniciam em 22 de outubro

Texto e arte: Marina Sousa

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP), está oferecendo a disciplina "Revisão Sistemática da Literatura" para estudantes de pós-graduação da universidade. A disciplina, que dispõe de 25 vagas, terá coordenação da professora Cristiana Toscano, docente do departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). As matrículas devem ser solicitadas por e-mail à secretaria do PPGMTSP, no endereço: ppgmtsp.iptsp@ufg.br.

Além de Toscano, o curso contará com a participação dos professores do PPGMTSP, Ângela Maria Bagattini, Max Moura de Oliveira e Michelle Quarti, bem como das professoras convidadas: Marta Martinez Silveira, pesquisadora da Fiocruz (Salvador-BA) e Aline Rocha, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e coordenadora da Cochrane Brasil, que é uma organização que tem como objetivo melhorar a tomada de decisões em saúde com base nas melhores evidências disponíveis, elaborando e divulgando revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados.

A disciplina será ministrada remotamente, com aulas realizadas entre os dias 22 de outubro e 3 de dezembro de 2024, sempre às terças e sextas-feiras, das 14h às 18h, totalizando 48 horas e três créditos.

Segundo a professora Cristiana Toscano, a ementa da disciplina abrange temas essenciais para a condução de revisões sistemáticas, como a formulação de questões de pesquisa, estruturação de protocolos de revisão, registro no banco de dados Prospero, estratégias de busca, seleção de artigos e avaliação de risco de viés. Também serão abordados conceitos básicos de meta-análise, heterogeneidade em estudos, e uso de modelos de efeitos fixos e randômicos. O curso inclui ainda discussões sobre a leitura crítica de revisões sistemáticas e a utilização do instrumento AMSTAR para avaliar a qualidade das revisões, além de orientações para o relato de resultados segundo os critérios PRISMA.

Com uma abordagem prática e focada nas melhores práticas internacionais, a disciplina visa capacitar os alunos a realizar revisões sistemáticas de alta qualidade, um processo essencial para garantir decisões em saúde baseadas em evidências.

revisão sistemática de literaura.jpg

Orientações: Para ESTUDANTE ESPECIAL - Inscrição

1. Inscrição:

Todos os documentos físicos deverão ser digitalizados, garantindo sua legibilidade, e enviados em formato PDF (agrupados em um único arquivo com limite máximo de 5 MB) para o e-mail da secretaria do Programa: ppgmtsp.iptsp@ufg.br. No campo "Assunto", favor incluir: “ESTUDANTE ESPECIAL - Inscrição”.
Esclarecimentos de dúvidas e mais informações também podem ser obtidos por meio deste e-mail.

1.1 Documentos exigidos para inscrição:

Reunir todos os documentos em um único arquivo PDF:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, informando as disciplinas em ordem de interesse.
b) Cópia da Carteira de Identidade (RG) ou, no caso de estrangeiros(as), do Passaporte, RNE ou documento equivalente;
c) Cópia do CPF, caso o número não conste no RG;
d) Histórico escolar do curso de graduação ou mestrado;
e) Diploma ou documento equivalente que comprove a conclusão da graduação em curso reconhecido pelo MEC.

2. Critérios de seleção para vagas remanescentes:

A seleção para as vagas será feita conforme os seguintes critérios, caso haja disponibilidade:

1. Prioridade para alunos de Programas de Pós-Graduação (PPG) da UFG. Alunos de outras instituições serão considerados apenas em caso de vagas remanescentes.
  2. Alunos de doutorado terão prioridade sobre os de mestrado.
  3. Preferência para aqueles que já cursaram as disciplinas de ATS ou Ensaios Clínicos oferecidas por nós.

OBS.: Alunos de Pós-Graduação da UFG devem solicitar a matrícula pelo SIGAA. Caso não consigam, pedimos que solicitem auxílio às suas coordenações ou secretarias.

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP)