IPTSP Indica- Curso Introdução à Biossegurança aplicada à Laboratórios
A capacitação é essencial para profissionais de saúde e pesquisadores dada a importância em realizar atividades de forma segura em ambiente controlado. Matrículas abertas
Texto: Marina Sousa
A Fundação Oswaldo Cruz de Brasília em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), está com inscrições abertas para o curso gratuito e a distância "Introdução à Biossegurança Aplicada a Laboratórios".
Este curso tem como objetivo capacitar profissionais de laboratório para planejar e gerenciar ações de biossegurança, compreendendo o papel fundamental dos laboratórios de saúde pública. A formação aborda a articulação dos diversos recursos que integram a biossegurança e suas interfaces com a vigilância em saúde, visando à integração eficaz do Sistema de Gestão em Biossegurança dentro do Sistema de Gestão da Qualidade. Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados no tema podem se matricular até o dia 9 de dezembro de 2024, pelo site: https://www.unasus.gov.br/cursos/oferta/419623
Com uma carga horária de 40 horas, o curso oferece cerca de 50 mil vagas e é voltado para profissionais de saúde e técnicos de laboratório. O conteúdo abrange uma introdução aos principais conceitos de biossegurança, incluindo a avaliação de riscos aplicados em laboratórios, saúde ocupacional dos profissionais de saúde pública, uso de Cabines de Segurança Biológica (CSB), transporte de substâncias infecciosas, gestão de resíduos de serviços de saúde, bioproteção, e gestão de biossegurança em laboratórios NB3.
Vale destacar que o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) está se preparando para inaugurar, em breve, o primeiro laboratório NB3 da região Centro-Oeste, instalado em uma universidade pública. Portanto, se você tem interesse na área, não perca a oportunidade de participar deste curso oferecido pela Fiocruz.
*Com informações da UNA-SUS
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias IPTSP Indica