Nova disciplina aborda Epidemiologia do Envelhecimento no PPGMTSP/UFG
Tópicos Especiais em Saúde III oferece 30 vagas para público em geral
Texto e arte: Marina Sousa
O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) lança a disciplina "Tópicos Especiais em Saúde III - Epidemiologia do Envelhecimento", coordenada pela professora Marta Rovery de Souza, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP).
A disciplina se destaca por ser acessível tanto para estudantes da UFG quanto para interessados de outras instituições de ensino. Para os alunos de graduação e pós-graduação da UFG, as matrículas devem ser realizadas exclusivamente pelo SIGAA. Já para graduados de outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que tenham interesse no tema, é possível solicitar a matrícula enviando um e-mail para a secretaria de pós-graduação do programa, no endereço: ppgmtsp.iptsp@ufg.br.
Público interno (UFG): Graduandos e pós-graduandos de todos os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFG.
Público externo: Graduados de todas as IES brasileiras, que devem solicitar a matrícula por e-mail.
"Tópicos Especiais em Saúde III - Epidemiologia do Envelhecimento" oferece 30 vagas e o período de inscrições segue aberto até o dia até 4 de outubro de 2024.
Segundo a professora Marta Rovery, a disciplina explora a epidemiologia do envelhecimento populacional, abordando desafios no cuidado em saúde pública, o papel de instituições sociais e de saúde, e o protagonismo dos indivíduos em seu final de vida. “Nosso objetivo é capacitar os participantes a compreender os princípios e fundamentos da epidemiologia no contexto do envelhecimento da população brasileira, que cresce a cada ano”, destaca a professora.
Os conteúdos também incluem a filosofia dos cuidados paliativos, abordagens holísticas ao cuidado do paciente, e princípios éticos relacionados ao consentimento informado, autonomia do paciente, tomada de decisões no fim da vida e cuidados pós-morte. Esses temas são essenciais, dada a importância crescente do envelhecimento populacional para a saúde pública.
As aulas serão realizadas de 10 de outubro a 14 de novembro de 2024, às quintas-feiras, das 8h30 às 17h. A disciplina possui uma carga horária de 48 horas, conferindo três créditos, e contará com a participação de professores convidados e será em formato híbrido, com aulas online e também presenciais.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias