profa Marina - entrevista.png

Professora Marina Clare Vinaud é Promovida a Titular do IPTSP/UFG após Defesa de Memorial

Em 29/08/24 15:18. Atualizada em 29/08/24 15:20.

Confira a entrevista da docente que falou um pouco sobre a sua trajetória

Texto: Marina Sousa

A professora Marina Clare Vinaud, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), acaba de ser promovida ao cargo de Professora Titular, após a defesa de seu memorial acadêmico. Em entrevista, Marina Clare Vinaud compartilhou detalhes de sua trajetória, desafios enfrentados e as contribuições que tem trazido para a universidade e para a área de parasitologia.

Marina iniciou sua carreira acadêmica como docente em universidades particulares em 2005, antes de ser aprovada em concurso público na UFG, onde assumiu como professora efetiva em 2008. “A jornada até aqui foi muito trabalhosa, porém recompensadora. Tive a oportunidade de trabalhar com vários colegas do setor de parasitologia e do IPTSP, com muita experiência tanto na didática quanto na pesquisa, servindo de modelos a serem seguidos. Muitos deles já se aposentaram”, relata.

Ao longo de sua carreira, Marina enfrentou diversos desafios, sendo um dos principais a conquista de financiamentos para suas pesquisas. No entanto, ela também colheu vitórias importantes, como o reconhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde atua como bolsista de produtividade.

professora Marina Clare.png
Professora titular do IPTSP/UFG Marina Clare Vinaud

A linha de pesquisa de Marina se iniciou durante seu doutorado, defendido em 2007. Desde então, ela tem se dedicado às análises bioquímicas de parasitos, buscando alternativas terapêuticas. “A experiência tem contribuído para melhor compreensão dos resultados, maior embasamento para fazer as discussões”, explica. A professora mantém um longo relacionamento com a UFG desde a época da graduação em  Biomedicina no ano de 2001, o ainda fez o mestrado (2005) e doutorado (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP), do Instituto, na área de concentração: Parasitologia, e que hoje em dia, felizmente é a sua lotação no quadro de docentes do IPTSP/UFG, pelo Departamento de Biociências e Tecnologia (DEBIOTEC).

Quanto ao futuro de suas pesquisas, a professora destaca que sua equipe continuará a se basear em princípios ativos retirados de plantas medicinais na busca por novas alternativas terapêuticas para o tratamento de doenças parasitárias. “Nossos planos são de redirecionar as análises metabólicas e reafirmar as colaborações internacionais e nacionais”, afirma.

Sobre a conquista do título de Professora Titular, Marina ressalta que é um reconhecimento do caminho trilhado. “O título de titular vem como progressão, de forma que é o caminho a que todos os docentes almejam, mas o processo de defesa de memorial vem como uma confirmação do caminho escolhido, afirmando a validade de tudo que temos realizado ao longo dos anos de carreira na UFG”, pontua.

A contribuição de Marina para a área de estudo é significativa, sendo que seu grupo é o único a realizar análises metabólicas de parasitos, com foco no metabolismo energético. “Temos um nicho de pesquisa único e valorizado”, destaca. Além disso, ela enfatiza sua dedicação à docência e orientação, áreas nas quais busca fazer a diferença na vida dos discentes. A professora orienta no programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito Hospedeiro (PPGBRPH), programa de pós graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) e é membro da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP).

LOGO DA Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP).
Identidade visual da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP)

Por fim, a professora Marina Clare Vinaud deixa um conselho para os colegas docentes que almejam a progressão para o título de Professor Titular: “O processo avalia a atuação em todos os níveis - docência, pesquisa, extensão e administração - de forma que os docentes devem ficar atentos para atuarem em todos os âmbitos e vivenciarem a UFG em todos os seus aspectos antes de pleitearem a progressão.”