lançamento_livro-story.png

Lançamento do livro Educação Permanente em Saúde será realizado durante a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

On 08/23/24 15:08 . Updated at 08/26/24 11:00 .

A obra é organizada por docentes da universidade e contou com o apoio do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do IPTSP/UFG

Texto: Marina Sousa

Arte: Mailson Diaz

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem o prazer de anunciar que no próximo dia 29 de agosto (quinta-feira), às 8h, acontecerá o lançamento do livro “Educação Permanente em Saúde - Dilemas, saberes e práticas no estado de Goiás’  na 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que será realizada na Escola de Saúde de Goiás. A obra é  organizada pelas docentes Cristiane Lopes Simão Lemos (ICB)  e Larissa Arbués Carneiro, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), ambas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A publicação sistematiza pesquisas e relatos de experiências sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS), implantada em 2004 pelo Ministério da Saúde. O livro traz uma rica análise do histórico, dos desafios e das articulações em torno da EPS, abordando desde a luta pela Reforma Sanitária até as iniciativas mais recentes no estado de Goiás.

Destaques do Livro:

• Histórico da Educação Permanente em Saúde e sua relação com a Reforma Sanitária.
  • Análise da Política Nacional de EPS e sua implementação em Goiás.
  • Estudos sobre as Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES) e os Polos de EPS no estado.
  • Reflexões sobre as práticas de EPS nos municípios goianos e seus desafios.
  • Pesquisa sobre o impacto do PET-Saúde Mental na UFG e na Secretaria de Saúde de Goiânia.
  • Experiências do CEBES – Núcleo Goiás na luta pela saúde e pela defesa do SUS.

De acordo com as organizadoras do livro, a obra é uma leitura essencial para profissionais e estudantes da área da saúde, oferecendo uma visão abrangente das políticas de educação e formação voltadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A professora Larissa Arbués Carneiro explica que o apoio da coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), do instituto, foi fundamental para a consolidação da obra em formato de livro físico. As professoras da UFG também agradecem o apoio de todos os envolvidos com a edição e conteúdo da obra, cuja intenção é promover a saúde pública e mostrar os desafios e avanços na Educação Permanente em Saúde em Goiás!

lançamento-livro

Serviços:

Lançamento do livro: Educação Permanente em Saúde - Dilemas, saberes e práticas no estado de Goiás

Dia: 29 de agosto (quinta-feira)

Durante a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Localização: Escola de Saúde de Goiás. Rua 26, 521 - Jardim Santo Antônio