
IPTSP NA MÍDIA - Projeto resgata a memória da saúde mental e a luta antimanicomial em Goiás
Memória da Saúde Mental em Goiás se dedica a discutir questões relacionadas à saúde mental
Texto: Marina Sousa
Arte: Mailson Diaz
A professora Larissa Arbués Carneiro, do Departamento de Saúde Coletiva do IPTSP, concedeu uma entrevista ao programa Mundo UFG no dia 9 de agosto, onde abordou seu projeto de extensão “Memória da Saúde Mental em Goiás”. O projeto, que já está em andamento há 10 anos, se dedica a discutir questões relacionadas à saúde mental e à luta antimanicomial no estado. Recentemente, o projeto lançou um site, onde é possível acessar mais detalhes: museusaudemental.iptsp.ufg.br.
Durante o programa, conduzido pela apresentadora Isabella Lim e com interpretação para Libras feita por Diogo Marques, a professora Larissa Arbués explicou que o projeto surgiu a partir do movimento social da luta antimanicomial. “A partir desse movimento, nasceu a ideia de resgatar a memória da saúde mental em Goiás, com o objetivo de difundi-la não apenas entre os militantes do movimento, mas para toda a sociedade”.
A professora destacou que, tanto no Brasil quanto no mundo, a história da saúde mental é marcada por inúmeras violações de direitos humanos, o que gera uma série de outros problemas. Nesse contexto, o papel do projeto vai além da comunicação: ele busca provocar a sociedade para que se combatam as barreiras discriminatórias enfrentadas por pessoas nessa condição.
Para assistir à entrevista completa, acesse o link: Mundo UFG.
Source: Comissão de Comunicação IPTSP
Categories: Notícias IPTSP na Mídia