Inicia formação em DANTs com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa 2.png

UFG Inicia formação em DANTs com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Em 06/08/24 15:30. Atualizada em 06/08/24 15:31.

O evento inaugural reuniu participantes de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Itália.

Texto: Maressa Queiroz e Marina Sousa

Arte: Silvestre Linhares

No dia 1º de agosto de 2024, a Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (CGDANT) do Ministério da Saúde, deu início à formação introdutória em "Análise de Situação de Saúde para Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DANTs)". Esta iniciativa, financiada pelo Fundo Nacional de Saúde, é direcionada a profissionais de saúde de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe, todos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

UFG Inicia Formação em Análise de Situação de Saúde para Vigilância

 

O evento inaugural reuniu 10 participantes de Cabo Verde, seis (6) de Guiné-Bissau, dois (2) de Guiné Equatorial, 12 de São Tomé e Príncipe, 19 de Moçambique, três (3) do Brasil e um da Itália.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Letícia de Oliveira Cardoso, Diretora do Departamento de Análises Epidemiológicas e Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DAENT) do Ministério da Saúde, e da professora do Marta Rovery de Souza, docente do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e coordenadora da formação. Ambas reforçaram o compromisso da UFG e da CGDANT com a promoção da saúde e o fortalecimento da vigilância epidemiológica, com ênfase em doenças não transmissíveis nos países da CPLP. A iniciativa visa capacitar profissionais e aprimorar as práticas de saúde pública na região.

Inicio Dants CPLP
Início da formação em DANTs com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa

 

No primeiro encontro de formação, a professora. Marta Rovery de Souza ministrou a aula de Introdução à Análise de Situação em Saúde, marcando o início das atividades. A formação continuará com mais dois encontros síncronos, sendo o próximo no dia 14 de agosto, com uma aula do professor. Max Moura de Oliveira, também do IPTSP , que apresentará o Panorama da Mortalidade e Fatores de Risco por DANTs. No início do mês de junho esta formação foi iniciada com os alunos de várias Unidades Federativas do Brasil e Distrito Federal.

Viste o site do projeto:https://asis.iptsp.ufg.br/  

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias