
Celebrando o Dia Nacional da Saúde no Brasil
Homenagem a Oswaldo Cruz, cujo legado transformou a saúde pública no país
Texto: Marina Sousa
Arte: Mailson Diaz
No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu neste dia no ano de 1872, e que exerceu um papel muito importante no combate de várias epidemias como a febre amarela, peste bubônica e varíola. Dado o impacto de sua atuação e a importância de sua experiência com a saúde pública, ele enfrentou diversos desafios. O sanitarista reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do país, como também enfrentou a revolta da população durante o surto de varíola, em 1904, que foi denominada Revolta da Vacina, época em que a sociedade ainda não compreendia bem o conceito de que a imunização é um ato coletivo em favor da saúde pública.
A vida de Oswaldo Gonçalves Cruz se entrelaça com um período importante da história do Brasil, como a transformação do Instituto Soroterápico Federal que em anos mais tarde se tornou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), hoje considerada uma das mais importantes instituições de ciências e tecnologia em saúde da América Latina. A sua luta contra as doenças ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando o sanitarista recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro, época dos surtos de varíola. Logo, este recorte tem um peso relevante para a criação de campanhas sanitárias, modelos de trabalho capazes de intervir de modo a incentivar pesquisas biomédicas e conhecimento científico durante o século XIX.
Portanto, celebrar esta data é uma maneira de transmitir informações vitais para a gestão da saúde. Isso permite que diversos públicos compreendam a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), adotem novos hábitos e práticas de saúde e participem de campanhas de imunização. Recentemente, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Brasil deixou de figurar na lista dos 20 países com o maior número de crianças não imunizadas, uma conquista muito importante, para uma nação que já foi exemplo de programa de vacinação. Assim sendo, viva o Dia Nacional da Saúde e o legado científico de Oswaldo Cruz!
A seguir imagens históricas da vida do sanitarista e consequências de sua atuação:
Source: Comissão de Comunicação IPTSP
Categories: Notícias