lilian mundo ufg

IPTSP NA MÍDIA - Resistência antimicrobiana na pesquisa Brasil-Finlândia

Em 24/07/24 14:00. Atualizada em 24/07/24 14:00.

Parceria entre UFG e Universidade de Helsinki, na Finlândia, possibilitou mobilidade de discentes

Texto: Letícia Lourencetti

Arte: Mailson Diaz

A professora Lilian Carneiro, do Departamento de Biociências e Tecnologia (DEBIOTEC) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG, esteve presente no programa Mundo UFG do último dia 19 de julho, falando a respeito da pesquisa em resistência antimicrobiana realizada em parceria com a Universidade de Helsinki (UH), na Finlândia. A entrevista contou ainda com a participação de Marcos Oliveira Cunha, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/UFG) e Vivian Alves, discente do curso de Biotecnologia (IPTSP), ambos recém chegados de um período de mobilidade na instituição finlandesa.

discentes mobilidade

A resistência antimicrobiana (RAM) é um fenômeno comum na natureza, causado pela capacidade de adaptação de bactérias a substâncias anteriormente nocivas. A professora Lilian argumenta, no entanto, que atitudes como o uso sem prescrição e o descarte inadequado de medicamentos antibióticos podem potencializar essa adaptação. Entre as atividades realizadas pelos cientistas do projeto Combating Antimicrobial Resistance: Finland-Brazil Partnership for Education and Awareness - CARE-FIBRA (Combate à Resistência Antimicrobiana: Parceria Finlândia-Brasil para Educação e Conscientização), destaca-se a conscientização da população sobre as medidas recomendadas para a diminuição dessa resistência.

O contato entre os pesquisadores dos dois países teve início no ano de 2019, mas apenas após a ida de Lilian para a Finlândia, em 2023, a ampliação da parceria foi possível por meio do programa Team Knowledge Finland (TKF). A ida dos discentes da UFG no início de 2024 marcou uma nova etapa na pesquisa, que possibilitará ainda a vinda de um estudante da UH para o Laboratório de Biotecnologia de Microorganismo (LBmic/IPTSP), coordenado pela professora Lilian.

uh e ufg

O episódio do programa foi veiculado ao vivo no canal 15.1 da TV aberta e no canal do Youtube da TV UFG. A íntegra da entrevista pode ser acessada aqui.

Para saber mais sobre a parceria, visite o texto “UFG estabelece parceria com a Universidade de Helsinki, na Finlândia

feed

*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP