na_mídia_Internacionalização_-_destaque_site.png

IPTSP NA MÍDIA – Mundo UFG fala sobre parceria do IPTSP/UFG com o Departamento de Agricultura dos EUA

On 07/16/24 08:21 . Updated at 07/16/24 17:39 .

Tudo começou com um bate-papo em um congresso e hoje, proporciona a pesquisa de brasileiros no exterior

Texto: Letícia Lourencetti

Arte: Mailson Diaz

O programa Mundo UFG, exibido na segunda quinzena de junho, recebeu no estúdio o professor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP/UFG) Éverton Kort Kamp Fernandes, do Departamento de Biociências e Tecnologia  (DEBIOTEC), subárea: Parasitologia. O docente falou sobre a parceria firmada entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture - USDA). O contato teve início em uma conversa de congresso entre Fernandes e o professor José Luis Ramírez, chefe de um grupo de pesquisas sediado no setor de Pesquisa de Bioproteção de Culturas da USDA, o que possibilitou a ida da doutoranda Salorrane Miranda do Nascimento Pinto para os Estados Unidos.

na_mídia_Internacionalização_-_feed_1.png

A pesquisa desenvolvida por Salorrane Miranda do Nascimento Pinto visa observar a reação de carrapatos da espécie Rhipicephalus sanguineus (conhecidos como “Carrapato do Cão”) diante da infecção por fungos entomopatogênicos, que são aqueles capazes de contagiar e colonizar diferentes tipos de praga.

na_mídia_Internacionalização_-_feed_2.png
Salorrane Miranda do Nascimento Pinto participou da entrevista diretamente dos EUA

O episódio do programa foi ao ar pelo canal aberto da TV UFG e também em seu canal do YouTube. Além da participação presencial do professor Éverton Fernandes, a matéria contou com um depoimento em vídeo de Salorrane que, no período, ainda estava no exterior. A pesquisadora graduou-se em Biotecnologia pela UFG  e atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária e Zootecnia (PPGCA/EVZ) da UFG sob a orientação do docente  Éverton Kort Kamp Fernandes.

Para acessar o programa visite o canal da TV UFG no YouTube.

na_mídia_Internacionalização_-_feed_3.png

*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias IPTSP na Mídia