21° Seminário do IPTSP aborda Sustentabilidade e Desafios na Saúde, integrando Biotecnologia, Fisioterapia e Pós-Graduação
O evento acontece nos dias 1, 4 e 5 de novembro
Texto: Marina Sousa
Arte: Mailson Diaz
Sustentabilidade e Desafios na Saúde é a temática da próxima edição do 21° Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública que vai acontecer entre os dias 1, 4 e 5 de novembro de 2024. De modo habitual junto ao seminário acontecem a 14° Semana de Biotecnologia, 3° Semana de Fisioterapia e a Semana de Pós-graduação, que também vão compartilhar da temática que foi inspirada nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU), que se trata de um apelo global dos quais a saúde e bem-estar, meio ambiente e o clima integram parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas não só do Brasil mas também em todo o globo.
Contudo, esta abordagem da temática também foi levantada graças a participação da comunidade acadêmica, que por meio de uma consulta pública participaram com envio de sugestões de tema para o evento e coincidentemente a maioria sugeriu assuntos que englobassem saúde e sustentabilidade. Por conseguinte, em consonância com esses objetivos é que o 21° Seminário do IPTSP pleiteou esta abordagem multicêntrica com assuntos relacionados a biotecnologia, fisioterapia, bem como a medicina tropical, biologia, relação parasito-hospedeiro e saúde coletiva para integrar a programação do evento que objetiva discussões científicas atuais de ciência e promoção da saúde, pois um desenvolvimento sustentável busca maneiras de qualidade de vida equilibrada e duradoura para as pessoas e para o planeta e as emergências climáticas bem como o aumento da expectativa de vida e doenças relacionadas ao meio ambiente podem reduzir drasticamente a qualidade de vida, deixando comunidades vulneráveis em situações piores, com a incidências de desastres naturais, escassez de alimentos, desta forma melhorar a qualidade de vida, a promoção da saúde para todas as faixas etárias e estimular metas conscientes devem nortear os passos do presente bem como do futuro.
A identidade visual do evento foi elaborada pelo designer gráfico, Mailson Diaz que integra o projeto IPTSP Comunica. Ele explica que os ODS das Nações Unidas trouxe a inspiração para o desenvolvimento da temática do seminário, que foi primeiramente discutida pela comissão organizadora do evento, pois os objetivos também conectam um modo de vida em consonância com o equilíbrio do planeta e uma sociedade melhor para todos. “A sustentabilidade também está voltada para as pessoas e no decorrer da promoção de campanha do seminário, nós vamos mostrar isso com as imagens e a inserção da nossa logo do evento” explica Diaz.
O instituto celebra ainda a aprovação em edital de Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEG) como apoio principal para a realização do seminário juntamente com as semanas da Biotecnologia, Fisioterapia e Pós-graduação pelo segundo ano consecutivo que certamente contribui para promoção da divulgação científica e intercâmbio de conhecimento fortalecendo a relação de ensino, pesquisa e extensão. Em breve divulgaremos o prazo para o início de submissão dos trabalhos para o evento.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias 21° Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) 14° Semana de Biotecnologia 3° Semana de Fisioterapia Semana de Pós-Graduação