Formação em Análise de Situação de Saúde para Vigilância de DANTs

Formação em Análise de Situação de Saúde para Vigilância de DANTs tem seu 2° encontro no início de julho

Em 02/07/24 10:39. Atualizada em 02/07/24 10:40.

O projeto é financiado pelo Fundo Nacional de Saúde e conta com a coordenação da prof.ª Marta Rovery de Souza

Texto:Letícia Lourencetti e Marina Sousa

Acontece amanhã, quarta-feira (3), o segundo encontro síncrono e introdutório da Formação em Análise de Situação de Saúde para Vigilância de DANTs,com a professora Livia Teixeira de Souza Maia, da  Universidade Federal de Pernambuco, com a disciplina sobre Revisão Básica de Epidemiologia. A formação em DANTs é realizada em parceria pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com a Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde (CGDANT), do Ministério da Saúde. O curso é coordenado por Marta Rovery de Souza, docente do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP/UFG), e tem como público-alvo os profissionais da saúde que atuam em áreas estratégicas na vigilância de Doenças Crônicas não Transmissíveis nas secretarias estaduais de saúde.

formação em dants- aula 1

Primeiro encontro da formação ASIS em DANTS foi realizada com o Dr. Juan Cortez-Escalante, docente convidado

Início em junho

Em seu primeiro encontro, realizado em 19 de junho, a formação contou com a presença de cursistas das 26 Unidades Federativas e Distrito Federal, contabilizando 45 participantes no total.

A reunião inaugural foi realizada em período integral: pela manhã, o professor Juan José Cortez Escalante, representante da Coordenação de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres (PHE) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), ministrou o conteúdo “Introdução em Análise de Situação de Saúde”; já no período da tarde, houve a abertura oficial da formação, boas-vindas aos discentes, bem como a apresentação da estrutura do curso e os critérios necessários para conclusão e certificação. A etapa vespertina contou com a presença de Letícia de Oliveira Cardoso, diretora do Departamento de Análises Epidemiológicas e Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Daent) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA); Júlio Oliveira, coordenador de tutoria do curso e Marta Rovery de Souza, coordenadora geral.

Dra. Marta Rovery e Dra. Letícia Cardoso na abertura oficial da formação ASIS em DANTs

A formação é financiada pelo Fundo Nacional de Saúde. Em sua programação está prevista a realização de quatro encontros síncronos com docentes convidados e expertise no conteúdo pedagógico proposto na ementa do curso.

Turma do Curso Introdutório de ASIS em DANTs.

Turma do Curso Introdutório de ASIS em DANTs

É importante ressaltar que promover formação em Análise de Situação de Saúde (ASS) para Vigilância de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DANTs) é essencial por várias razões:como por exemplo, a  formação especializada aprimora as habilidades dos profissionais de saúde, permitindo-lhes coletar, analisar e interpretar dados de saúde com maior precisão, com profissionais bem treinados, a vigilância de DANTs se torna mais eficaz, facilitando a identificação precoce de tendências e padrões epidemiológicos o que consequentemente possibilita o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a prevenção e controle das DANTs, contribuindo para políticas públicas de saúde mais acertadas.

Viste o site do projeto:https://asis.iptsp.ufg.br/

*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Categorias: Notícias Formação em Análise de Situação de Saúde para Vigilância de DANTs