1 SEMINÁRIO - PROJETO FIM DE VIDA.png

I Seminário Fim de Vida e Cuidados Paliativos em Saúde: Diálogos Brasil-Itália

Em 01/07/24 09:48. Atualizada em 02/07/24 13:31.

Evento marca o início das atividades do projeto voltado para cuidados na terceira idade desenvolvido pelo IPTSP/UFG com a Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia

Texto: Marina Sousa

No próximo dia 10 de julho, quarta-feira, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) sediará o I Seminário Fim de Vida e Cuidados Paliativos em Saúde: Diálogos Brasil-Itália. O evento, promovido pela professora Marta Rovery de Souza, do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) do instituto, faz parte do projeto de pesquisa “Fim de Vida e Cuidados Paliativos em Saúde: desafios do cuidado na terceira idade”. Este projeto tem como objetivo promover ações formativas e a construção de conhecimento científico para apoiar políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável e à proteção e dignidade das pessoas idosas de maneira institucionalizada e que ainda conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia e Ministério Público do Estado de Goiás - Aparecida de Goiânia.

seminario projeto fim de vida - feed 1.png

Segundo a docente Marta Rovery de Souza, coordenadora do projeto, embora a longevidade possa ser considerada como um triunfo, o envelhecimento populacional é uma realidade constatada por meio de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que em 2022, revelou o acelerado aumento da população idosa brasileira, com alta de 57,4% em comparação ao ano de 2010, e isso evidencia o franco envelhecimento da população o que consequentemente apresenta novas  demandas para o sistema de saúde, como por exemplo, cuidados de fim de vida e profissionais especializados para atender esta parte da população. Ela ainda alerta que no cenário atual há poucas publicações de pesquisas acerca de cuidados de fim de vida e que debater o assunto é primordial para toda a sociedade. O evento é destinado a acadêmicos, docentes, profissionais de saúde e de outras áreas que atuam na área de envelhecimento e cuidados paliativos.

Na ocasião haverá ainda a apresentação do projeto, que conta com a participação das docentes: Fabiana Ribeiro Santana e Patrícia de Sá Barros (IPTSP), Fernanda Ramos Parreira (FEFD) e Nilza Alves Marques Almeida (FEN), além de uma videoconferência com o professor  e pesquisador, Dr. Ardigò Martino  da Universidade de Bologna, na Itália, que irá abordar sobre experiências e práticas de cuidados ao envelhecimento cujo título é: Um relato sobre as ações, políticas e pesquisas no cenário italiano.

O evento vai acontecer das 10h às 13h, no auditório do IPTSP e os interessados em participar devem inscrever-se gratuitamente por este link AQUI até ás 23h59 do dia 3 de julho (quarta-feira). A comissão organizadora do evento informa que a participação será certificada e contabilizará horas para atividades complementares. Confira a programação a seguir:

seminario -projeto de vida feed 2.png

Serviços:

I Seminário Fim de Vida e Cuidados Paliativos em Saúde: Diálogos Brasil-Itália

Dia: 10 de julho (quarta-feira)

Horário: 10h às 13h

Local: Auditório do IPTSP/UFG - Campus Colemar Natal e Silva  da UFG (Quadra 62), Setor Leste Universitário - Goiânia-Go

Inscrições aqui -até ás 23h59 do dia 3 de julho (quarta-feira).

Categorias: Notícias I Seminário Fim de Vida e Cuidados Paliativos em Saúde