dia do biotec

30 de junho: comemoramos o dia do Biotecnologista

Em 28/06/24 14:06. Atualizada em 28/06/24 14:07.

Presente desde os primórdios da humanidade, a biotecnologia é essencial em nosso dia a dia

Texto: Letícia Lourencetti

Arte: Mailson Diaz

Multifacetados e preparados para enfrentar os desafios da ciência nos mais diversos campos, os profissionais da Biotecnologia são responsáveis pelo desenvolvimento, modificação e aplicação de organismos vivos em produtos úteis ao ser humano. Com conhecimentos em Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Patologia, Epidemiologia, Bioinformática e Saúde Pública, a profissão se ramifica em dez diferentes tipos de atuação, divididos por cores:

Biotecnologia Vermelha: Se dedica ao desenvolvimento de soluções no ramo da saúde e medicina, tanto humana quanto animal.

Biotecnologia Branca: É a biotecnologia aplicada para a sustentabilidade e a eficiência de processos industriais.

Biotecnologia Cinza: Atua na busca de soluções para cuidar e preservar o solo, a flora e as águas, pesquisando também novas formas de reaproveitamento de resíduos.

Biotecnologia Azul: Se refere à pesquisa da biodiversidade encontrada no mar, bem como suas aplicações.

Biotecnologia Marrom: Se dedica na busca por soluções inovadoras em formas de vida em locais inóspitos e pouco habitados.

Biotecnologia Amarela: É o ramo que se dedica ao desenvolvimento de soluções em alimentação e nutrição.

Biotecnologia Dourada: Realiza pesquisas voltadas para bioinformática e nanotecnologia.

Biotecnologia Verde: Atua em soluções para a agricultura, podendo ser aplicada desde o combate de pragas até o desenvolvimento de novas plantas.

Biotecnologia Roxa: É a área que permeia todas as demais, dedicando-se às discussões éticas, morais, de regulamentação e de propriedade intelectual.

Biotecnologia Laranja: O ramo da profissão que atua no desenvolvimento do ensino e disseminação da biotecnologia.

Biotecnologia Preta: Inclui o trabalho de pesquisa sobre microrganismos utilizados para atacar a saúde humana, relacionando-se com o combate ao desenvolvimento de armas biológicas e ao bioterrorismo.

Atuação histórica

Ao contrário do que se pode imaginar, os estudos em biotecnologia estão presentes na história da humanidade há milhares de anos. Com a adoção do método da agricultura e o estabelecimento de comunidades ancestrais em locais fixos, a biotecnologia teve início na seleção e melhoria de plantas e animais para o consumo alimentar. Desde então - passando pela fermentação de pães e bebidas, combate de insetos e desenvolvimento de fármacos - a biotecnologia esteve presente no desenvolvimento das sociedades.

Com início no ano de 2010, a formação em Biotecnologia foi o primeiro curso de graduação sediado no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), que antes se dedicava apenas à pesquisa, à pós-graduação e à oferta de disciplina para outros cursos do ramo da saúde. Surgido da crescente necessidade da formação qualificada de profissionais na região, a criação do bacharel em Biotecnologia foi, sem dúvidas, um marco na história do Instituto.

Nesta data especial, o IPTSP parabeniza todos os profissionais e estudantes da Biotecnologia. Vigilantes e atuando no desenvolvimento de inúmeras ferramentas essenciais à vida humana, que a sua dedicação seja sempre valorizada por todas as instâncias da sociedade.

30 biotec

*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP