Caravana Sara Kali.jpg

Vem aí a Caravana Sara Kali no Centro Cultural da UFG

On 06/27/24 15:01 . Updated at 06/27/24 15:04 .

Evento promovido pela UFG e Secult visa a promoção da cultura cigana na capital

Texto: Marina Sousa

No dia três (3) de agosto (sábado), o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG) será palco da primeira edição da Caravana Sara Kali, um evento que mistura tradição, cultura e músicas da comunidade cigana/romani em Goiânia. A programação conta com uma feira romani de artesanatos, apresentação de danças, poesias e contos da cultura cigana, bem como um baile ao vivo de música étnica cigana. O evento que tem entrada gratuita começará a partir das 14 horas.

caravana sara kali.jpg

Com o apoio da Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia (Secult) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFG), a Caravana Sara Kali visa apresentar e ampliar os saberes acerca da cultura e tradição milenar dos ciganos que são exímios artesãos, negociantes, artistas, além de apresentarem cultura e tradições que inclui seus próprios idiomas e dialetos, chamados de Romanês e Chibb Caló.

Segundo o professor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), Jonathas Xavier, que é de origem cigana, a oportunidade de promover um evento deste porte é muito importante para toda a comunidade. “Poder mostrar o estilo de vida e de como é rica a nossa tradição é muito importante, visto que há muito preconceito e exclusão do povo cigano, e que isso por diversas vezes dificulta o acesso à saúde, educação, entre outros motivos”. O professor que coordena o projeto relata que a criação de eventos como este, cria um espaço de acolhimento e também é uma maneira para combater o anticiganismo.

A professora de dança cigana Mariane Lima, que também encabeça o projeto, possui um grupo de dança e cultura chamado Ciganos de La Kali, que compõe a produção da Caravana Sara Kali. Para Mariane Lima, o festival “valorizará a arte e a cultura cigana com reconhecimento, respeito, promovendo integração social e sobretudo dando visibilidade a um povo que há muito tempo luta por seus direitos sociais e políticos", finaliza Mariane. O evento conta ainda com o apoio da Rádio Cultura Cigana e Instituto Cigano do Brasil.

A produção do evento acredita que romper as barreiras culturais entre diferentes etnias é uma forma de unir e fortalecer a comunidade cigana. Para isso, contamos com a sua presença na 1ª Caravana Cigana Sara Kali.

Confira a programação:
 programação da caravana.jpeg

Serviços:

1ª Caravana Cigana Sara Kali.

Dia: 3 de agosto (sábado)

Horário: às 14h

Onde: Centro de Cultura da UFG (CCUFG) - Avenida Universitária, nº 1533, Goiânia-GO

Source: Comissão de Comunicação IPTSP