na_mídia_atenção_primária_-_destaque_site.png

IPTSP NA MÍDIA - Abordando a atenção primária, professora Thais Rocha Assis fala ao O Popular

Em 14/06/24 08:19. Atualizada em 14/06/24 08:19.

A docente aponta possíveis soluções diante de propostas para alteração na atual saúde pública goianiense

Texto: Letícia Lourencetti

Arte: Mailson Diaz


No último domingo, 9 de junho, o jornal O Popular publicou uma reportagem intitulada “Atenção primária é a chave para mais saúde em Goiânia”. A professora Thais Rocha Assis, do Departamento de Saúde Funcional (DSF) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), foi consultada a respeito da importância da atenção primária e da saúde preventiva, no contexto do desafogamento das unidades de urgência. 

 na_mídia_atenção_primária_-_feed_1.png

Em entrevista, a docente explica a importância de equipes multiprofissionais que sejam vinculadas ao território, para que o atendimento seja personalizado e continuado de acordo com as demandas de cada comunidade.  Thaís defende a descentralização do serviço de saúde. “O ideal é justamente ao contrário: que elas estejam distribuídas por todo o território", comenta a professora a respeito da construção de Unidades de Saúde da Família (USFs) maiores, uma vez que essa medida culminaria na descontinuidade do atendimento em unidades menores que já operam.

A reportagem abordou ainda outras medidas apontadas pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com falas de Wilson Pollara, secretário municipal de saúde, e Venerando Lemes, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Para conferir a íntegra da matéria, acesse: “Atenção primária é a chave para mais saúde em Goiânia”.

 

*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias IPTSP na Mídia