Professor do IPTPSUFG receberá prêmio da International Mycological Association.png

Professor do IPTSP/UFG receberá prêmio da International Mycological Association

On 05/09/24 10:36 . Updated at 06/12/24 11:38 .

Jadson Bezerra será agraciado com a Medalha Carlos Luis Spegazzini concedida a jovens micologistas com grandes contribuições científicas

O professor Jadson Bezerra, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), alcançou uma conquista de destaque ao ser indicado para o prestigiado IMA Young Mycologist Award-Carlos Luis Spegazzini Medal (em português “Prêmio de Jovem Micologista - Medalha Carlos Luis Spegazzini”), uma das mais eminentes distinções oferecidas pela International Mycological Association (IMA)  - em português Associação Internacional de Micologia. Neste ano, a IMA concederá o prêmio para dois micologistas da América Latina, sendo Jadson Bezerra o único brasileiro na lista e que receberá a honraria durante o 12th International Mycological Congress (em português “12º Congresso Internacional de Micologia”), programado para ocorrer em agosto na cidade de Maastricht, na Holanda.

Pofessor Jadson Bezerra
Docente Jadson Bezerra, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), nas dependências do Laboratório de Micologia (LabMicol) onde realiza suas pesquisas. Foto: Arquivo pessoal

O  IMA Young Mycologist Award-Carlos Luis Spegazzini é concedido para micologistas de destaque no início da carreira, considerando a qualidade, originalidade e quantidade de trabalhos publicados. O prêmio recebe o nome de uma figura proeminente da história natural latinoamericana, o italiano Carlos Luis Spegazzini (1858-1926), que escolheu a Argentina para o estudo de fungos e é reconhecido principalmente por suas pesquisas micológicas e de plantas. Sua obra continua a ser uma referência essencial para os estudiosos da área.

Carlos Luis Spegazzini
Carlos Luis Spegazzini - Foto: Jstor.org

Leonor Costa Maia, presidenta da Sociedade Brasileira de Micologia, destaca que Jadson Bezerra sempre se destacou como um aluno excepcional. Nos últimos 12 anos, ele publicou uma série de trabalhos em revistas de renome, como Fungal Diversity, Mycological Progress, Fungal Biology Reviews, Frontiers in Microbiology, entre outras. "Ele já descreveu cinco ordens, quatro famílias, dez gêneros e cerca de 52 espécies de fungos, principalmente do grupo Ascomycota. A contribuição taxonômica de Jadson e de seus coautores tem tido um impacto significativo e é de suma importância para a comunidade científica", relata Leonor Costa Maia.

O professor do IPTSP, compartilhou sua reação ao receber a notícia do prêmio por e-mail. "Eu havia submetido minha candidatura, acompanhada do meu currículo e de cartas de recomendação de três micologistas, dois brasileiros e um cubano, e estava ansioso pela resposta", disse ele. "Quando acordei às cinco da manhã e vi o e-mail da Comissão notificando que fui um dos escolhidos, fiquei surpreso e extremamente feliz. Não consegui voltar a dormir após receber a notícia, tamanho foi meu contentamento", concluiu o jovem cientista, Jadson Bezerra. O Instituto parabeniza o professor pela sua conquista e pela sua contribuição para a Micologia internacional.

Micologia Internacional

International Mycological Association (IMA) fundada em 1971, representa mais de 30.000 micologistas de todo o mundo. É uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo o incentivo à Micologia em todos os seus ramos. A Associação constitui a Seção de Micologia Geral da União Internacional de Sociedades Biológicas (IUBS), a principal comissão de temas da Biologia  do Conselho Internacional de Uniões Científicas (ICSU).

A IMA reconheceu a excelência de dois outros micologistas: o Prof. Dr. Luis Fernando Gusmão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que se tornou o primeiro brasileiro a receber essa honraria nos anos 2010/2011; e o Prof. Dr. Olinto Liparini Pereira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 2014. Agora, é com grande orgulho que anunciamos que o Prof. Dr. Jadson Diogo Pereira Bezerra, da Universidade Federal de Goiás (UFG), é o terceiro brasileiro a ser agraciado com esse prestigioso reconhecimento pela International Mycological Association (IMA), em 2024

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias Laboratório de Micologia (LabMicol)