
LAFiME é convidada para integrar ação do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro em Goiás
A atividade se encaixa na proposta de extensão universitária e proporcionou aos estudantes a prática fora da sala de aula
Texto e arte: Letícia Lourencetti
A Liga Acadêmica de Fisioterapia Multiesportiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (LAFiME/UFG) participou, no fim de abril, de um dia de avaliações do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Goiás (CRPB). Realizando testes de composição corporal, avaliações físicas e antropométricas, a Liga foi convidada pelo professor Euler Arruda, membro do CRPB, para integrar a ação que aconteceu no Ginásio Rio Vermelho.
O Centro de Referência Paralímpico desenvolve um trabalho de iniciação e avaliações de atletas do paradesporto em Goiás. A parceria entre a LAFiME e o fisioterapeuta Euler Arruda existia desde antes da atividade desenvolvida no último mês, com a participação do profissional em palestras da Liga no ano de 2023. Os estudantes do IPTSP receberam um treinamento no dia 24, e, na tarde do dia 25, ficaram responsáveis por parte da avaliação realizada.
A docente Gabriela Souza de Vasconcelos (DSF/IPTSP), coordenadora da Liga, destaca a importância do contato direto com pacientes para a formação técnica e ética dos discentes. Atendendo atletas com diferentes deficiências, a professora aponta a prática como um bom treinamento para habilidades de comunicação e abordagem dos pacientes, bem como de conversar com um responsável, caso haja. “Essa atividade também abre portas para eles, pois a avaliação acontece semestralmente e eles poderão participar das próximas vezes” acrescenta a coordenadora “A longo prazo isso pode gerar vagas de estágio, inserção no mercado de trabalho, e uma série de outras vantagens que nós já vamos antevendo e tentando desenvolver desde agora”.
Para os estudantes, é descrita como enriquecedora a experiência de colocar em prática a teoria que é discutida em sala de aula, bem como representar o curso de Fisioterapia e a própria UFG em eventos externos. “Além disso, são nesses momentos que nós podemos exercer, de fato, uma das partes do tripé que é proposto pela liga: a extensão, que tem o objetivo de levar à comunidade o que aprendemos na Universidade na forma de atendimento e/ou orientações gratuitas” conta Victor Fernando Rodrigues, presidente da LAFiME.

A atividade contou com a participação da professora Gabriela Souza de Vasconcelos, bem como dos discentes Victor Fernando Rodrigues da Silva, Matheus Gomes de Oliveira, Yasmim Aissa Rodrigues Silva, Pedro Henrique Coimbra de Oliveira, Lucas Gabriel Neres Saldanha Pimenta, Ana Izabel Teles, Altafico Fernandes de Oliveira, Clóvis Henrique de Melo Siqueira, Débora Frazão e Silva, Nathália Dantas Marques Quirino, Lucas Gabriel Moreira Bernardes e Murilo Sales de Assis.
*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Source: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categories: Notícias