
Professora do IPTSP participa de evento do Conselho Nacional de Saúde
A 4ª CNGTES é resultado de uma articulação conjunta de entidades nacionais, estaduais e municipais de saúde
Texto: Letícia Lourencetti
A médica e docente Ana Maria de Oliveira, do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia (DMTD) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), representa a Unidade na etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), promovida pelos Conselhos Nacional e Estadual de Saúde (CNS e CES). Além de possuir experiências no ensino em saúde, a professora ainda contribui como tutora acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) dentro da Universidade Federal de Goiás, instituído no âmbito do Programa Mais Médicos e realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Ministério da Saúde (MS). A reunião do CNGTES que conta com a participação de Ana Maria é referente à distrital Leste de Goiânia, e acontece na terça-feira, 14 de maio.
Visando o compartilhamento de experiências e a discussão de propostas para o desenvolvimento da saúde pública brasileira, o tema adotado para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foi “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. De acordo com o documento orientador do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a instância municipal é essencial por ser um espaço potencializador da participação social.
A etapa municipal do CNGTES acontece de 1 de março a 15 de junho. Já as etapas regionais estão previstas para o mês de julho de 2024. Por fim, a etapa nacional se realiza nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2024.
*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Categories: Notícias