capa - economia da saude para gestores de saude - final.jpg

Formação em Economia da Saúde para gestores de Saúde

Em 29/04/24 09:09. Atualizada em 20/05/24 16:23.

Parceria entre Universidade Federal de Goiás/Brasil com participação do Ministério da
Saúde de São Tomé/África Ocidental, e financiamento GAVI

 Cabeçalho - economia da saude para gestores.png

 

Instituições envolvidas:
• Parceria entre Universidade Federal de Goiás (UFG/Brasil) com participação do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe (África Ocidental) e financiamento GAVI - Vaccine Alliance.


Visão geral
O curso de Economia da Saúde pretende estruturar e consolidar competências em economia da saúde, expandindo a capacidade de gestão técnica do sistema de saúde através da promoção de recursos humanos e da formação em investigação. Viabilizar sistemas de saúde com cobertura universal continua sendo um desafio global, com esse conhecimento os profissionais poderão utilizar as ferramentas da Economia da Saúde para contribuir na gestão da saúde no país. Compreender o financiamento da saúde de um país é fundamental para reduzir as desigualdades e melhorar o acesso aos cuidados de saúde como um todo;


Objetivos
• Reforçar as capacidades em Economia da Saúde, promovendo a formação contínua do corpo de profissionais que trabalham na área da saúde.
• Fornecer aos gestores de programas de saúde prioritários e aos profissionais que trabalham nos Ministérios da Saúde e das Finanças conhecimentos para a implementação informada da Agenda Nacional de Saúde, bem como influenciar a tomada de decisões baseada em evidências.
• Catalisar o interesse pela disciplina de Economia da Saúde como elemento importante na optimização da utilização dos recursos públicos investidos na Saúde.

Público-alvo:
• Profissionais que atuam em funções de gestão do Sistema de Saúde, em todos os níveis de governo, incluindo profissionais do Ministério da Saúde e Ministério de Finanças.


Conteúdo e carga horária do treinamento:
O curso de formação em economia da saúde dá ênfase ao fortalecimento da capacidade nacional para a gestão do sistema de saúde. O curso oferece 3 módulos complementares abordando introdução à economia da saúde, financiamento da saúde e Avaliação Econômica em Saúde e Impacto Orçamentário. Cada módulo consiste em um workshop de 20 horas realizado em nível central e mentoria com reuniões periódicas a cada 15 dias para desenvolvimento de estudos de caso aplicados à prática.


Formato:
• Presencial, modular, com carga horária total de 90 horas

Cronograma e programação prevista
Modulo 1: 27/05/2024 a 31/05/2024: Introdução à Economia da Saúde
Modulo 2: 05/08/2024 a 09/08/2024: Financiamento em Saúde
Modulo 3: 30/09/2024 a 04/10/2024: Avaliação Econômica em Saúde e Impacto Orçamentário

Material do curso/atividades:
• O curso inclui aulas presenciais com exercícios, estudos de caso e discussão em grupo;
• Durante o curso os participantes irão desenvolver um estudo de caso prático, com apoio de mentores especialistas nacionais e internacionais no tema;
• Os participantes receberão apostilas impressas com material do curso e terão acesso às mentorias na plataforma de ensino virtual (Google Classroom);
• Ao final do curso os participantes receberão certificado de participação emitido pela Universidade Federal de Goiás (UFG - Brasil)


Coordenadora

cristiana toscano
Professora Drª Cristiana Toscano
Coordenadora do Programa de Formação em Economia da Saúde e Estatística aplicada em Saúde Pública

Currículo Lattes

 

 corpo docente.png
Conheça o Corpo Docente

Categorias: Cooperação internacional