cd- 25 de abril.png

Reunião do Conselho Diretor destaca conquistas e mudanças, além de novos rumos para programas e gestão acadêmica

Em 25/04/24 13:34. Atualizada em 25/04/24 14:16.

Acompanhe a seguir alguns destaques do encontro mensal dos conselheiros

Texto e foto: Marina Sousa

Hoje, 25 de abril, marcou mais um encontro significativo do Conselho Diretor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). Nesta quinta-feira, membros do conselho se reuniram para discutir e deliberar sobre importantes questões administrativas. O ambiente foi propício para debates construtivos e votações que impactarão diretamente o rumo da instituição.

Primeiramente, a vice-diretora do instituto, Megmar Carneiro dos Santos relatou um pouco das últimas atividades realizadas, como a participação dos docentes durante a Semana de Planejamento pedagógico, espaço esse voltado para a integração dos docentes, bem como o desenvolvimento de atividades curriculares a respeito dos cursos de graduação  e pós-graduação. A vice-diretora também contou sobre o momento vivido na universidade com a greve dos trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs),  e que a diretoria reconhece e respeita as reivindicações feitas pela categoria dada a importância que eles têm para o adequado funcionamento da universidade.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 13.18.23.jpeg

Um agradecimento ainda foi feito aos professores e alunos que participaram da edição do Espaço das Profissões que aconteceu entre os dias 23 e 24 de abril, onde milhares de estudantes do ensino médio estadual puderam visitar a universidade e conhecer mais sobre os cursos de graduação da universidade. Megmar Aparecida e a diretora do IPTSP, Flávia Aparecida, falaram com muito entusiasmo sobre a atuação dos dois cursos neste momento tão marcante, que de certa maneira torna-se uma vitrine para os visitantes. Os alunos Victor Fernando do curso de Fisioterapia e Gabriel Bastos Costa da Biotecnologia comentaram sobre suas participações durante os últimos dois dias de evento, que foram bem intensos, dado a quantidade de pessoas que visitam as salas do Espaço das Profissões, onde alunos e professores de cada curso de graduação montam um espaço com atividades práticas, de conhecimento e curiosidades sobre os cursos. Os dois estudantes descreveram o mesmo sentimento de satisfação em participar do momento e contar sobre suas futuras profissões, para quem pretende seguir a carreira. A diretoria reforçou ainda a brilhante atuação das duas coordenações dos cursos para que esse momento fosse feito com muito profissionalismo.

Outro informe repassado, foi sobre a mais recente aprovação pelo Consuni, da Resolução n° 98/2021, que trata sobre a uma alteração no Programa UFGInclui, com vistas ao atendimento não apenas de indígenas e quilombolas, como praticado anteriormente, mas também de pessoas transexuais, transgêneros e travestis. Esta regra fica valendo para o próximo processo seletivo do UFGInclui, com previsão de ingresso para 2025/1.

Mudanças

O Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) inaugura um novo ciclo de gestão, com a permanência da professora Mara Rúbia Nunes Celes como coordenadora e a nomeação do professor Jonathas Xavier Pereira para o cargo de vice-coordenador. Em um momento de transição, a Professora Mara Rúbia Nunes Celes expressou sua gratidão à diretoria por mais essa oportunidade de liderar o programa, destacando especialmente o professor Helioswilton Sales de Campos, que desempenhou o papel de vice-coordenador nos últimos anos. Ela ressaltou que sua parceria com a equipe e o professor foi fundamental para o sucesso do PPG.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 13.18.38.jpeg
Reunião conta com a participação de representantes de todos os departamentos do IPTSP

Além disso, a diretoria do instituto expressou seu reconhecimento pelo empenho de toda a equipe do PPGMTSP, assim como do Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH), onde os professores Thiago Lopes Rocha e Jadson Bezerra estão concluindo sua gestão de coordenação. A Diretora Flávia Aparecida de Oliveira transmitiu seus agradecimentos em nome de toda a equipe pelos notáveis feitos alcançados pelos dois programas, como a melhoria na avaliação da CAPES, evidenciando ainda mais a qualidade do ensino oferecido pela pós-graduação do IPTSP/UFG.

Outra mudança apresentada é sobre a gestão da CAEX (Coordenação de Ações de Extensão) do instituto, que agora passa a ser coordenada pelo professor Yves Mauro Fernandes Ternes do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), tendo como subcoordenadora a professora Ana Maria de Oliveira. A diretoria também agradeceu a coordenação do professor Max Moura de Oliveira, também do DSC, que ocupou o cargo anteriormente com a professora Ana Maria. A CAEX desempenha um importante trabalho junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC, haja visto que esses representantes ajudam a apreciar e construir propostas de políticas e projetos relativos à extensão e cultura no âmbito da UFG.