Participe da palestra Explorando a Biologia de Sistemas na Tuberculose Da Patologia as vacinas.png

Participe da palestra “Explorando a Biologia de Sistemas na Tuberculose: Da Patologia às Vacinas”

Em 24/04/24 10:18. Atualizada em 24/04/24 10:32.

Atividade é desenvolvida em parceria com o Centro Acadêmico de Biotecnologia (CABiotec)

Texto: Marina Sousa

No próximo bate-papo do ciclo de palestras da disciplina "Aplicações Biotecnológicas em Imunologia", do curso de graduação em Biotecnologia, será explorado o fascinante mundo da biologia de sistemas na tuberculose. O pesquisador Dr. Lázaro Moreira Marques Neto, atualmente em pós-doutorado no Instituto Butantan, nos guiará nessa jornada de descobertas. Esta atividade, que acontece em parceria com o Centro Acadêmico de Biotecnologia (CABiotec), proporcionará um momento de diálogo e compartilhamento de ideias sobre a trajetória acadêmica e profissional do pesquisador. O encontro, marcado para o próximo dia 26 (sexta-feira), será realizado remotamente via Google Meet, das 8h às 9h40. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente através do formulário disponível.

Coordenada pela docente Ana Paula Kipnis, a atividade integra o Ciclo de Palestras com Egressos, visando enriquecer o aprendizado dos estudantes através da experiência e networking com profissionais já inseridos no mercado de trabalho.

Não perca a oportunidade de conhecer o trabalho do Dr. Lázaro Moreira Marques Neto, cuja pesquisa foca nos mecanismos de resposta imune efetora de uma vacina de BCG recombinante. Ele aborda a clonagem e caracterização de proteases secretadas pelo Mycobacterium tuberculosis, explorando seu potencial como alvo para o desenvolvimento de novas drogas e vacinas contra a tuberculose. Lázaro que também é egresso do mestrado do Programa a de Medicina Tropical e Saúde Pública do IPTSP/UFG e também colabora com a Rede Goiana de Pesquisa em Tuberculose (RGPTB) do IPTSP.