IPTPS_Na_Mídia_-_Thiago_(capa).png

IPTSP NA MÍDIA - Professor Thiago Rocha fala sobre as redes sociais aliadas à divulgação científica

Em 24/04/24 08:18. Atualizada em 24/04/24 20:48.

A prática que começou em 2019, hoje é o carro-chefe da rede social do docente

Texto: Letícia Lourencetti

Arte: Mailson Diaz

O professor Thiago Lopes Rocha, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP/UFG), esteve presente em diferentes veículos de comunicação no fim do último mês de março e início de abril. Sucesso nas redes sociais por suas dicas e vídeos bem humorados sobre o dia a dia dentro da academia, o docente vinculado ao Departamento de Biociências e Tecnologia (DEBIOTEC/IPTSP) foi tema de uma matéria no Jornal UFG, produzido pela Secretaria de Comunicação da Universidade (Secom/UFG); no Portal 6; no programa Mundo UFG, veiculado na TV UFG; e também foi convidado para participar do programa Tom Maior, da TV Sagres.

IPTPS_Na_Mídia_-_feed_3.png

Abordando de forma caricata as dificuldades da escrita científica, a rotina dentro da pesquisa, bem como a relação entre orientador e orientado, Thiago Rocha busca desmistificar a figura do cientista dentro da sociedade. Em um período onde as redes sociais já não se desvencilham dos mais diversos setores de vivência e atuação, o humor é, segundo o docente, utilizado como estratégia para firmar conexões, promover o bem-estar emocional e social, além de agregar conhecimento de uma forma simplificada.

IPTPS_Na_Mídia_-_feed_4.png

Além de atuar na graduação, o professor ainda coordena o Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH/IPTSP) e o Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE), sendo o segundo a porta de entrada de Thiago na rotina de produção de conteúdos para as redes. Tendo o LaBAE começado com seu perfil no instagram no fim do ano de 2019, logo os termos como:  planejamento de posts e estratégias de comunicação começaram a entrar na rotina de atividades do docente. Esta imersão na comunicação da ciência por meio das redes não apenas facilitou a compreensão para os envolvidos na academia, mas também para um público mais amplo, incluindo pais, tios, avós, filhos e toda a sociedade.

IPTPS_Na_Mídia_-_feed_1.png

Hoje com mais de 8.000 seguidores em seu Instagram, o docente viraliza com dancinhas e vídeos que certamente representam milhares de cientistas brasileiros. Os orientandos, pesquisadores do laboratório e discentes das disciplinas ministradas pelo professor não apenas inspiram, mas frequentemente contribuem com participações pra lá de especiais nos conteúdos postados.

Para acompanhar a íntegra das produções protagonizadas pelo professor Thiago Lopes Rocha, acesse:

Jornal UFG (24/03)

Portal 6 (08/04)

Programa Tom Maior - TV Sagres (10/04)

Programa Mundo UFG - TV UFG (15/04)

*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.