dia infectologista - destaque

Em 11 de abril é celebrado o Dia Nacional do Infectologista

Em 11/04/24 15:00. Atualizada em 11/04/24 15:14.

A data homenageia a atuação diversificada e protagonista dos profissionais

Texto: Letícia Lourencetti

Arte: Mailson Diaz

O Dia Nacional do Infectologista foi instituído em 2005 pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O 11 de abril foi escolhido a fim de homenagear o aniversário do médico sanitarista Emílio Ribas, que se destacou por seus estudos com enfoque na Febre Amarela.

A atuação dos profissionais de medicina especializados em infectologia se dá em diferentes frentes, como, por exemplo, a prevenção de enfermidades, avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes, bem como na análise e vigilância de condições epidemiológicas. O desenvolvimento de sua função acontece tanto no atendimento clínico quanto em funções assistenciais e de diretoria, contribuindo para a saúde da população diante de todas as etapas de desenvolvimento das doenças infecciosas causadas por vírus, fungos, bactérias e parasitas.

Nesta importante data, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) parabeniza todos os médicos infectologistas brasileiros, em especial aqueles que compõem o nosso corpo docente. Aos queridos docentes: Adriana Oliveira Guilarde, Camila Freire Araujo, João Alves de Araújo Filho, Lísia Gomes Martins de Moura Tomich, Luiz Carlos Silva Souza, Moara Alves Santa Bárbara Borges e Nádya Maciel Bomtempo, integrantes do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia (DMTD/IPTSP); além da professora Cristiana Maria Toscano, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC/IPTSP); um feliz Dia Nacional do Infectologista! Que sua atuação singular continue inspirando e contribuindo para a formação de inúmeros estudantes.

Comissão de Comunicação do IPTSP

*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP