formtura- dermATOLOGIA - HC.jpg

Formatura dos Residentes em Dermatologia do HC-UFG é marcada por muita emoção e lições sobre humanismo

Em 26/03/24 14:15. Atualizada em 10/04/24 15:51.

Programa tem duração de três anos e é realizado no Hospital das Clínicas, onde a supervisão do Setor de Dermatologia é conduzida por docentes do IPTSP/UFG

Texto e foto: Marina Sousa


Três alunas da Residência Médica em Dermatologia do Hospital das Clínicas (HC-UFG/Ebserh) foram celebradas durante a solenidade de formatura ocorrida na última quinta-feira (21). O evento, organizado pelo Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia (DMTD) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), destacou o comprometimento e a excelência das médicas residentes Ana Flávia Zanelli de Almeida, Bruna Oliveira de Sousa e Maria Angélica Elio Franco, juntamente com Fernando Cardoso R. Pinheiro. A presença de docentes do departamento, a direção do IPTSP, servidores e outros profissionais médicos da residência em Dermatologia enriqueceu ainda mais a solenidade. 

 medicas dermatologistas.JPG
Da direita para a esquerda, as residentes formandas: Ana Flávia Zanelli, Bruna Oliveira de Sousa e Maria Angélica Elio Franco

 

A Residência Médica em Dermatologia faz parte dos programas de residência de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da  Comissão de Residência Médica da (COREME/UFG) que são desenvolvidas em parceria com o Hospital das Clínicas (HC-UFG/Ebserh), onde os profissionais, com a supervisão de especialistas e docentes da UFG, têm a oportunidade de aliar a teoria aprendida na universidade com os conhecimentos práticos obtidos na assistência cotidiana à população.

A professora, Camilla de Barros Borges iniciou sua fala comentando a trajetória dos médicos sobre quando eles ainda estavam no primeiro ano de residência e das expectativas de conhecimento que ainda estavam por vir. “Lembro de ver vocês nas primeiras aulas, nervosos, com as falas aceleradas e cheios de expectativas de obtenção de conhecimento, e aos poucos vocês foram se tornando mais seguros e determinados, confiantes sobre aquilo que estavam aprendendo, e isso foi o que pode trazê-los até aqui, médicas dermatologistas”. A docente ainda ressaltou sobre a importância da relação de empatia entre médico e seus pacientes. “Do outro lado da mesa nunca estará uma doença e sim um ser humano cheio de expectativas, de esperança, de dúvidas e de medos, que buscam em nós o alívio para os seus males. Ajam sempre com respeito, ética e amor pelo o que fazem, esse é o caminho para o sucesso”, e por fim ela leu uma parte de um poema da poetisa Cora Coralina: A vida é boa. Saber viver é a grande sabedoria. Saber viver é dar maior dignidade ao trabalho. Fazer bem feito tudo que houver de ser feito”, finaliza a médica Dr. Camila de Barros Borges.

 mesa diretiva - residentes.jpeg
Mesa diretiva do evento foi composta pela chefe do DMTD e preceptora da residência, Marilene Chaves Silvestre, a vice-diretora do IPTSP, Megmar Carneiro e a docente Camilla de Barros Borges

 

Em seguida a vice-diretora do IPTSP, Megmar Carneiro dos Santos disse que era uma imensa satisfação participar desse momento. “Eu fiquei muito tocada pelas palavras da professora Camila, pois saber que vocês estão levando não apenas conhecimento desta escola, mas também conhecimentos humanísticos, o cuidado com os pacientes. Tudo isso é muito importante. Então, a gente fica muito contente em saber disso, pois estamos precisando de profissionais médicos que sejam capazes de ter mais empatia, de poder ver o outro, que está a procura de solucionar um problema de saúde e que por conta disso pode estar mais fragilizado e também a procura por um apoio”. Ademais, a vice-diretora parabenizou mais uma vez as formandas e complementou  que o fim da residência é motivo de muito alegria, pois é um período de muito esforço, de muita dedicação e também de crescimento pessoal.

A docente e chefe do DMTD, e ainda preceptora da residência, Marilene Chaves Silvestre relembrou sobre a atuação da turma, “Vocês foram muito empenhados, a ansiedade faz parte do dia a dia, e vocês mostraram que dão conta do recado. E certamente, vocês estão saindo daqui como ótimos profissionais”. A professora também finalizou sua fala com um trecho da obra de João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, como meio de inspirar a todos - "O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem".

 formatura de residentes.JPG
Vice-diretora do IPTSP e docentes do DMTD com as três médicas residentes

 

Durante a solenidade, as médicas residentes Ana Flávia Zanelli de Almeida, Bruna Oliveira de Sousa e Maria Angélica Elio Franco compartilharam suas experiências pessoais e profissionais adquiridas ao longo dos três anos de imersão no setor de Dermatologia do HC-UFG. Em meio a um ambiente carregado de emoção e gratidão, elas expressaram seu apreço pela equipe do setor, pelos dedicados servidores, pelos instrutivos docentes e, especialmente, pelos pacientes, fonte inesgotável de estímulo. Enfrentaram os desafios impostos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com resiliência, percebendo-os como oportunidades ímpares de crescimento tanto profissional quanto humano. Narraram suas jornadas marcadas por casos desafiadores e abordagens clínicas, destacando a enriquecedora interação com os professores médicos na busca por soluções de tratamento eficazes. 

Compuseram a mesa diretiva do evento a vice-diretora do IPTSP, Megmar Carneiro, a docente e chefe do DMTD e preceptora da residência, Marilene Chaves Silvestre e a docente Camilla de Barros Borges. Outros docentes do DMTD compuseram a tribuna de honra, como a docente, Ana Maria Quinteiro Ribeiro, Ana Lúcia Osório Maroccolo de Sousa, Lívia de Vasconcelos Nasser Caetano e por fim os docentes, Jules Rimet Borges, Guilherme Holanda Bezerra e o médico dermatologista do HC-UFG e professor, Samir Pereira.

público da  solenidade

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia (DMTD)