semana de integração 2024.jpg

Boas-Vindas aos novos alunos: Integração e Orientações no IPTSP

Em 22/03/24 09:48. Atualizada em 25/03/24 10:37.

Estudantes das turmas de Biotecnologia e Fisioterapia foram recepcionados pelas coordenações e direção do instituto

Texto e foto: Marina Sousa

Na última segunda-feira, dia 18, os novos alunos dos cursos de graduação em Biotecnologia e Fisioterapia foram calorosamente recebidos pela direção do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) para a Semana de Integração, um evento organizado pelas respectivas coordenações. O objetivo era proporcionar aos calouros uma primeira imersão no ambiente que irão frequentar nos próximos anos.

recepção aos estudantes
A recepção aconteceu no auditório do IPTSP

Na mesa diretiva da solenidade estavam presentes a vice-diretora do IPTSP, Megmar Carneiros dos Santos, a coordenadora do curso de Biotecnologia, professora Adelair Helena dos Santos, o vice-coordenador, professor José Daniel Silva Goulart, além da diretora de Acessibilidade da Secretaria de Inclusão (SIN/UFG) e do Departamento de Saúde Funcional do IPTSP, Ana Claúdia Sá Maranhão. Também marcaram presença a coordenadora do curso de Fisioterapia, Patrícia Sá, a vice-coordenadora e professora Natasha Yumi Matsunaga Spicacci, e os representantes discentes das turmas de Biotecnologia e Fisioterapia, Gabriel Bastos Costa e Patrícia Vaz França.

MESA DIRETIVA- SEMANA DE INTEGRAÇÃO 2024
Mesa diretiva da solenidade de boas-vindas

A 15ª turma de Biotecnologia e a 3ª turma de Fisioterapia foram recepcionadas com uma bela apresentação musical do "Musiversidade e Saúde", coordenado pelo docente do IPTSP, Jonathas Xavier, com os integrantes Max Osório e Beatriz Gontijo, que interpretaram músicas populares brasileiras.

apresentação do musiversidade
Apresentação do Musiversidade e Saúde

Durante o evento, a coordenadora de Biotecnologia, Adelair Helena, enfatizou a importância da integração e da troca de experiências para os estudantes, ressaltando que o IPTSP será o lar deles nos próximos anos. Já a coordenadora do curso de Fisioterapia, Patrícia de Sá, expressou sua alegria em receber os novos estudantes, destacando o crescimento contínuo do curso como motivo de orgulho para toda a equipe.

Ana Cláudia Sá Maranhão compartilhou sua experiência como diretora de acessibilidade, enfatizando a cultura inclusiva da universidade e incentivando os alunos com dificuldades a procurarem apoio na  SIN/UFG.

Os representantes discentes das turmas de Biotecnologia e Fisioterapia, Gabriel Bastos Costa e Patrícia Vaz França, expressaram sua satisfação com a chegada dos novos alunos, destacando a diversidade de experiências e conhecimentos que cada um traz consigo. Enfatizaram também a importância da integração e colaboração entre os estudantes para enfrentar os desafios acadêmicos e extracurriculares que se apresentam ao longo da jornada universitária.

Após um intervalo para café, os estudantes participaram da palestra "Entrei na Universidade e Agora? Como Construir uma Vida Acadêmica com Saúde Mental", ministrada pela docente do Departamento de Saúde Coletiva, Fernanda Costa Nunes. A palestra abordou os desafios enfrentados pelos estudantes universitários e a importância da organização nesse período inicial de adaptação, especialmente para aqueles que acabaram de sair do ensino médio. A professora também apresentou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFG), que visa apoiar o protagonismo estudantil e auxiliar aqueles com dificuldades financeiras por meio de bolsas e projetos.

professora Fernanda - palestrante
Docente do Departamento de Saúde Coletiva, Fernanda Costa Nunes que falou sobre a importância da boa gestão de tempo e organização para a vida acadêmica

Por fim, a vice-diretora do IPTSP, Megmar Carneiros dos Santos, desejou as boas-vindas aos estudantes e falou sobre a estrutura acadêmica e científica do instituto, destacando que os próximos anos de estudo prometem desafios, surpresas e aprendizados gratificantes.

plateia de estudantes

Categorias: Notícias Fisioterapia Biotecnolgia