dia_mulher_-_destaque.png

8 de março: neste Dia Internacional da Mulher, celebremos a história de Margarida Dobler Komma

Em 08/03/24 12:08. Atualizada em 10/03/24 10:45.

Um retrospecto de vida da professora que faz presente no IPTSP desde sua fundação

Texto: Letícia Lourencetti

Arte: Mailson Diaz

Celebrado anualmente no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma importante data para a discussão da imprescindibilidade da igualdade de gênero e respeito aos direitos das mulheres. A data, porém, também deve celebrar as conquistas e importantes feitos realizados até agora. E é com esse pensamento que, hoje, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP/UFG) homenageia Margarida Dobler Komma, estudiosa, cientista, professora e uma das fundadoras do Instituto.

dia_mulher_-_feed_1.png

Margarida Dobler Komma nasceu em 21 de agosto de 1915, na cidade de Munique, Alemanha, mas naturalizou-se brasileira e se tornou goiana de coração. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), a trajetória da filha de Johan e Whelmine Dobler teve início ainda na graduação: em 16 de dezembro de 1950, Margarida formou-se farmacêutica na primeira turma da, à época, Faculdade de Farmácia e Odontologia.

Como pesquisadora passou por renomadas instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Butantan, além de diferentes laboratórios de Saúde Pública do Estado de Goiás. Seu pioneirismo na ciência goiana possibilitou sua participação nos grupos de trabalho responsáveis pela fundação do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, na década de 60.

Sendo um dos principais nomes no estabelecimento do então Instituto de Microbiologia, Parasitologia e Virologia, Margarida Dobler Komma atuou na primeira gestão da unidade como vice-diretora, ao lado do diretor Hélio de Almeida Guerra. A professora também esteve à frente do Instituto no período de  março a outubro de 1974, como vice-diretora em exercício. Além disso, Margarida foi chefe do Departamento de Parasitologia por duas décadas, marcando a trajetória de centenas de pesquisadores e pesquisadoras com sua dedicação e incentivo ao aprendizado em ciência.

dia_mulher_-_feed_2.png

A professora está presente na autoria de 12 artigos registrados na Revista de Patologia Tropical, situada no IPTSP. Komma foi responsável por implantar diversas linhas de pesquisa e, entre elas, destacam-se "Trematódeos digenéticos do Estado de Goiás" e "Esquistossomose Mansônica em Goiânia, Estado de Goiás, Brasil. Alguns Aspectos Epidemiológicos”, este último publicado pela Sociedade Brasileira de Parasitologia, órgão que a tinha como representante em Goiás. Em 1985 Margarida se aposentou como professora Titular e, em 1990, recebeu a honraria do título de Professora Emérita pela Universidade Federal de Goiás.

Professora e pesquisadora no IPTSP, viúva de Hermann Komma e mãe de João Batista Izac, Margarida Dobler Komma faleceu em março de 1995, com honrarias e homenagens dignas de sua bela trajetória de vida. Foi nomeada como Presidente de Honra do XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia, que aconteceu em Goiânia, e, além disso, se faz presente nomeando o Laboratório Professora Margarida Dobler Komma do IPTSP (LMDK/IPTSP), órgão  especializado em doenças infecciosas e  parasitárias que realiza exames e presta serviços para toda a comunidade.

Em palavras da professora Dulcinéa Maria Barbosa Campos, ex-diretora do IPTSP e colega de atuação, “Margarida Dobler Komma foi mais que uma professora. Foi uma líder. Severa, disciplinada e sensível, era admirada por todos que faziam parte do seu convívio”.

dia_mulher_-_feed_3.png

Nesse 8 de março o IPTSP homenageia a professora Margarida, bem como saúda tantas outras mulheres fortes e capazes que construíram nossa história. Discentes, docentes, técnicas administrativas e colaboradoras de todas as origens e idades: um feliz dia internacional das mulheres. Essa data deve, assim como todas as outras, ser uma exaltação à sua intelectualidade e desejo de mudar o mundo, qualquer que seja o setor de atuação. A nós, cabe agradecer a participação de cada uma no desenvolvimento do nosso objetivo: lutar e construir ciência por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

dia mulher - feed

**Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Categorias: Notícias Laboratório Professora Margarida Dobler Komma do IPTSP (LMDK/IPTSP)