simposio de interações patógeno-hospedeiro.jpg

Confira a programação completa do II Simpósio de Interações Patógeno-Hospedeiro

Em 07/03/24 16:29. Atualizada em 08/03/24 14:16.

Não perca a oportunidade de participar desse encontro enriquecedor envolvendo a pesquisa em interações patógeno-hospedeiro!

Texto: Marina Sousa

O aguardado II Simpósio de Interações Patógeno-Hospedeiro está prestes a acontecer, nos dias 25 a 27 de março. O evento, sediado no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), é uma colaboração entre o Laboratório de Imunidade Natural (LIN/IPTSP), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Interações Patógeno-Hospedeiro (INCT-IPH) da UFG e a Universidade de Brasília (UNB).


O simpósio promete uma programação diversificada, incluindo apresentações de pôsteres, apresentações orais, uma exposição intitulada "O que vem por aí" e atividades distribuídas em conferências e mini-conferências, com destaque para a premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos participantes.

A conferência de abertura será conduzida por Márcio Lourenço Rodrigues, farmacêutico e doutor em Ciência, pesquisador da Fiocruz do Paraná e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele abordará o intrigante tema "Organismos simples, problemas complexos: mecanismos de exportação de fatores de virulência em fungos patogênicos", destacando sua expertise na arquitetura da superfície celular de patógenos fúngicos.

Outro ponto alto será a apresentação de Camila Indiani de Oliveira, da Fiocruz da Bahia, explorando a "Leishmania braziliensis deficiente em centrina: vacina candidata para leishmaniose tegumentar americana". Com vasta experiência em Protozoologia Parasitária Humana, ela também desempenha o papel de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia.

Já os pesquisadores Rodrigo Soares (Fiocruz/MG), Alexandre Melo Bailão (ICB/UFG) e Alexandre Melo Bailão (ICB/UFG) conduzem o simpósio “Fatores de virulência de patógenos e modulação da resposta imune”, onde  eles abordarão respectivamente, as seguintes temáticas: Glicoconjugados e vesículas extracelulares de Leishmania na interação patógeno-hospedeiro; Adaptação a níveis tóxicos de cobre: um aspecto da virulência de Histoplasma capsulatum e Desvendando o papel das vesículas extracelulares na interação Paracoccidioides-hospedeiro.

A  doutora em Imunologia e pesquisadora do Instituto Gonçalo Moniz da Fiocruz da Bahia, Claudia Ida Brodskyn vai falar sobre  Lactococcus lactis recombinante como imunomodulador na infecção experimental por Leishmania spp e o pesquisador Jaime Martins de Santana  abordará na  mini-conferência “Via central de ativação de células dendríticas por Trypanosoma cruzi é similar àquela induzida por vírus”. E para fechar a programação do dia, haverá a apresentação sobre “Abordagens de biologia molecular e computacional na busca de novos fármacos”, com os pesquisadores  Bruno Junior Neves (FF/UFG) com o tema: Descoberta de novos agentes antiparasitários utilizando inteligência artificial ; Maristela Pereira (ICB/UFG) com Biologia computacional na busca de novos antifúngicos e Izabela M. D. B. Charneau (IB/UnB) com Proteases de patógenos: potenciais alvos terapêuticos e profiláticos

 

eixos temáticos do 2 simpósio

E dando continuidade na programação o professor Alexandre Bailão (ICB/UFG)  coordenada a conferência da  BD Biosciences com representante da empresa e doutor em Medicina Tropical, Gabriel Tristão  sob a temática “BD: Single-cell multiomics”. Já na quarta-feira, último dia de evento haverá no período matutino o simpósio sobre Moléculas envolvidas na interação patógeno-hospedeiro com a participação da professora  Carla Nunes de Araújo (IB/UnB) que abordará Avanços recentes no estudo das moléculas salivares de triatomíneos e suas implicações nas interações vetor-hospedeiro; Professora Juliana Alves Parente Rocha (ICB/UFG) com a temática: Vias de síntese de purinas e de captação de sideróforos modulam a formação de biofilmes em Staphylococcus saprophyticus e o docente do IPTSP, Rodrigo Saar Gomes que irá falar sobre Balanço purinérgico nas leishmanioses.

Além disso, o próximo simpósio  contará com os pesquisadores André Correa Amaral (IPTSP/UFG) que abordará sobre Aplicação da nanotecnologia na administração de moléculas antifúngicas , em seguida o professor  Clayton Luiz Borges (ICB/UFG) vai falar sobre  Identificação de antígenos de fungos patogênicos por imunoinformática e imunoproteômica e suas aplicações e o professor  Sébastien Olivier Charneau (UnB) fecha o simpósio do período matutino com o “Estudo de componentes proteicos especializados de protozoários através da abordagem APEX-2”.

No período da tarde, haverá a realização de três mini conferências com pesquisadores da UFG e da Usp de Ribeirão Preto.  O pesquisador Pedro Paulo Chaves de Souza (UFG) abordará sobre a Osteoimunologia na interação patógeno-hospedeiro na periodontite;  O professor Luiz Gustavo Gardinassi (USP/RP) falará sobre  Imunobiologia da malária revelada pelo uso de dados ômicos públicos e a professora e coordenadora do evento  Fátima Ribeiro Dias (IPTSP/UFG), abordará sobre “O eixo IL-15/IL-32/vitamina D na infecção por Leishmania sp.” A conferência de encerramento será com a pesquisadora Célia Maria de Almeida Soares (ICB/UFG) que vai falar sobre “ INCT da interação patógeno-hospedeiro: Resultados e Perspectivas), em seguida acontecerá a cerimônia de encerramento do II Simpósio de Interações Patógeno-Hospedeiro que contará ainda com Premiação dos melhores trabalhos apresentados durante  semana. 

Para realizar a suas inscrição basta acessar o site do evento: https://2simposio_iph.plateia.ufg.br/ 

Veja a programação completa com dias e horários AQUI.

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias