
LAFiME em foco: a prática que enriquece o aprendizado em Fisioterapia
Extensão universitária com o retorno do conhecimento para a sociedade
Texto: Letícia Lourencetti
A equipe da Liga Acadêmica de Fisioterapia Multiesportiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (LAFiME/IPTSP) realizou, em janeiro, uma atividade de extensão em colaboração com a equipe goiana Atletismo Raios. A avaliação pré-temporada efetivada pela Liga foi composta por nove testes e aconteceu nas dependências da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG (FEFD/UFG), onde os atletas treinam.

Para os discentes, atividades de extensão como a realizada em janeiro são uma oportunidade para desenvolver habilidades necessárias para o mercado profissional e devolver para a comunidade o conhecimento adquirido na academia. “Esse é o momento em que nós aprendemos e aprimoramos técnicas, lidamos diretamente com o público, colocamos em prática nossos conhecimentos antes de ir, de fato, para o mercado de trabalho. Contribui demais para o crescimento do estudante”, relata Victor Fernando, presidente da LAFiME.
A ação contou com a coordenação de Gabriela Souza de Vasconcelos, docente do Departamento de Saúde Funcional (DSF/IPTSP); Victor Fernando, Matheus Gomes, Altafico Fernandes, Laiza dos Santos, Murilo Sales, Clovis Henrique, Ana Izabel, Pedro Henrique Coimbra, Ellen Santos, Gabriela Bernardes, Sofia Maria, Lucas Gabriel, Joyce Cardoso, Gabriel Luiz e Braz Alfredo, discentes de Fisioterapia no IPTSP.

Ensino, pesquisa e extensão
A Liga Acadêmica de Fisioterapia Multiesportiva busca potencializar o aprendizado dos estudantes a partir do tripé da educação: aulas, seminários e cursos integram o ensino; o incentivo à participação em eventos científicos e a escrita de artigos fazem parte da pesquisa; e as atividades práticas com o público fazem parte da extensão. Buscando proporcionar uma formação profissional mais completa, a LAFiME direciona seus trabalhos para a prática de esportes, sejam eles para-desportos, esportes convencionais ou esportes eletrônicos.
**Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias Fisioterapia