curso- técnicas de teatro.jpg

Curso de Comunicação Científica: Técnicas de Teatro para Aprimorar a Apresentação em Ambientes Acadêmicos

Em 09/02/24 09:18. Atualizada em 09/02/24 09:18.

O evento é promovido pelo Laboratório de Imunidade Natural do IPTSP e acontecerá em março, as vagas são limitadas

Texto: Marina Sousa

O Laboratório de Imunidade Natural (LIN), vinculado ao Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), promoverá nos dias 24 e 25 de março uma oficina inovadora intitulada "Técnicas de Teatro aplicadas à apresentação de seminários, aulas e concursos acadêmicos". O evento, que faz parte da pré-programação do II Seminário de Interações Patógeno-Hospedeiro, conta com a expertise do professor Rodrigo Pedro Pinto Soares,  do Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais.

O curso oferecerá atividades teórico-práticas projetadas para aprimorar a capacidade de apresentação oral de alunos e docentes. O foco é potencializar suas performances em palestras e concursos em instituições públicas ou privadas, habilidades cruciais para o sucesso em carreiras acadêmicas e profissionais.

Técnicas de Teatro para Aprimorar a Apresentação em Ambientes Acadêmicos

Rodrigo Soares destaca a importância de estabelecer conexões, enfatizando que criar uma relação significa ter o poder ou a habilidade de despertar o interesse de qualquer pessoa naquilo que está sendo comunicado. Ele compara esse processo ao mecanismo de uma venda, onde a persuasão é crucial: se a pessoa não perceber que um determinado produto é relevante para sua vida, ela não o adquirirá. No contexto das ideias, esse princípio se mantém; nenhuma ideia será aceita se não soubermos habilmente "vender o peixe". Assim, o desafio contemporâneo não reside apenas na apresentação de aulas, seminários ou workshops, mas sim na capacidade de torná-los genuinamente interessantes.

Até o momento, o curso já beneficiou cerca de 500 alunos, abrangendo os níveis de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, em diversos programas de pós-graduação no Brasil. A coordenadora do evento, Fátima Ribeiro Dias, destaca que o workshop é gratuito, porém as vagas são limitadas. Interessados em participar devem realizar a inscrição por meio do link: https://tecnicasdeteatro.plateia.ufg.br/p/48556-realizar-inscricao.

O curso recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), BD Science, Instituto Goiano de Oncologia e Imunologia (INGOH), Instituto Integrado de Neurociências (IIneuro) e Laboratório Salus - Citologia e Análises Clínicas de Goiânia, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estratégias de Interação Patógeno-Hospedeiro (INCT-IPH) e Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB).

Programação:

Dia 24/03/2024 (Domingo)

• 8:30h – 12:30h: Aula teórico-prática - Apresentação do curso e diagnóstico; Apresentação dos seminários previamente escolhidos pelos alunos (1ª turma). Análise crítica dos seminários. Elaboração dos vídeos pelos alunos.
  • 14:00h – 18:00h: Aula teórico-prática - Técnicas de teatro aplicadas à apresentação de aulas e seminários acadêmicos; Exercícios para voz e memória. Avaliação dos vídeos e dicas para melhoria postural

Dia 25/03/2024 (Segunda-feira)

• 8:30h – 12:30h: Aula teórico-prática - presença, relação e proficiência, padrões posturais, voz, corpo e intenção; Dicas para concursos. Conclusão e fechamento.

O curso, centrado na discussão do material produzido pelos alunos (artigos apresentados e vídeos), oferece uma oportunidade única de aprimoramento na comunicação científica para os participantes.

Categorias: Notícias Laboratório de Imunidade Natural (LIN)