testagem

IPTSP destaca parceria com SMS-GO em ação de testes rápidos para Covid-19 e compartilha boas notícias sobre a saúde financeira da UFG

Em 08/02/24 17:04. Atualizada em 09/02/24 08:22.

A primeira reunião do Conselho Diretor do ano apresentou novidades e novas perspectivas para 2024

Texto e foto: Marina Sousa

 

A Direção do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) promoveu, hoje, dia 8 de fevereiro, a primeira reunião do Conselho Diretor de 2024. Durante o encontro, diversos informes foram compartilhados, destacando a realização de testes rápidos para Covid-19 em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS-GO), realizados no Laboratório Margarida Dobler Komma (LMDK/IPTSP). Essa iniciativa, coordenada pela CISSP do instituto e pela Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS/SIASS), foi necessária devido ao aumento de casos positivos na última quinzena de janeiro. Cerca de 40 testes rápidos foram conduzidos no dia da testagem.


Diana de Lima Borges, vice-presidente da CISSP/IPTSP e servidora, informou que, até segunda ordem, o LMDK não será utilizado para testes rápidos de coronavírus. Aqueles que precisarem realizar a testagem devem buscar os pontos de coleta disponibilizados pela Prefeitura de Goiânia. A direção expressou seu agradecimento pelo empenho da equipe e pela agilidade na condução da ação, reforçando o compromisso em tornar o IPTSP um local seguro para todos.

 

covid
Triagem para a realização dos testes rápidos para Covid-19 realizados no Laboratório Margarida Dobler Komma em parceria com a SES-GO (Fotos: Mailson Diaz -IPTSP)

 

Outro ponto destacado foi a situação financeira positiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) no início de 2024, começando o ano sem dívidas do exercício financeiro anterior. Esse cenário contrasta com a virada de 2022 para 2023, quando o déficit era de aproximadamente R$ 12 milhões. A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira, expressou entusiasmo diante da notícia, considerando as inúmeras dificuldades enfrentadas pela universidade em relação à falta de verbas para manutenção e investimentos. O administrador do IPTSP, Álisson Pereira dos Santos, acrescentou que a expectativa da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad/UFG) é bastante otimista, pois, anteriormente, a universidade destinava consideráveis recursos ao pagamento de juros, agora redirecionados para despesas correntes e investimentos institucionais.

 

reunião
A segunda reunião do Conselho Diretor deste ano está prevista para o final do mês de março, considerando o recesso acadêmico.

 

No decorrer da reunião, foram compartilhados informes dos departamentos do instituto e detalhes sobre os concursos públicos para docentes do magistério superior nas áreas de Biotecnologia e Imunologia, além do processo seletivo para professor substituto de Fisioterapia. A direção do IPTSP parabenizou a equipe responsável pela organização e gestão das bancas dos concursos, reconhecendo o empenho e dedicação nas complexas etapas desses processos seletivos. A segunda reunião do Conselho Diretor deste ano está prevista para o final do mês de março, considerando o recesso acadêmico.

 

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias