curso de etensão - prof milton.jpg

Curso Gratuito em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro nos Laboratórios do IPTSP

Em 01/02/24 11:37. Atualizada em 01/02/24 18:25.

As inscrições encontram-se abertas e serão ofertadas 20 vagas

Texto e arte: Marina Sousa

Com o propósito de democratizar o acesso aos laboratórios do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e, por conseguinte, promover o avanço das pesquisas científicas, o Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) anuncia um inovador curso de extensão envolvendo nove laboratórios do IPTSP. Denominado "Treinamento em Técnicas para o Estudo da Relação Parasito-Hospedeiro", o curso terá início em março e se estenderá até dezembro, com uma interrupção durante as férias escolares. As inscrições começam hoje, dia 1° de fevereiro e vão até o dia 29 de fevereiro.

O curso de extensão do PPGBRPH é gratuito e está aberto a estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior ou recém-formados nas áreas Biológicas ou da Saúde. O professor Milton Adriano Pelli de Oliveira, coordenador do projeto de extensão, explica que a meta é possibilitar o uso dos laboratórios de pesquisa do PPGBRPH para treinamento de membros da comunidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) e de fora da instituição, que, em geral, não têm acesso às técnicas empregadas nesses laboratórios. Serão disponibilizadas 20 vagas distribuídas entre os 9 laboratórios, conforme detalhado no quadro a seguir.

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de frequentar palestras e realizar atividades práticas nos diversos laboratórios, culminando na escolha de um projeto de pesquisa. Após sua execução, os alunos deverão apresentar um relatório e realizar uma apresentação oral em um seminário programado para dezembro deste ano.

Os laboratórios participantes incluem:

• Laboratório de Citocinas;
  • Laboratório de Imunoregulação
  • Laboratório de Biologia e Fisiologia de Insetos
  • Laboratório de Virologia e Cultivo Celular;
  • Laboratório de Imunoparasitologia;
  • Laboratório de Biotecnologia Ambiental;
  • Laboratório de Patologia de Invertebrados;
  • Laboratório de Micologia; e
  • Laboratório de Estudos da Relação Parasito-Hospedeiro.

curso de etensão - prof milton.jpg

Instruções:

As inscrições estão abertas para o curso de extensão, e os interessados devem encaminhar uma carta de solicitação, acompanhada de uma carta de aceite do supervisor, para o e-mail: mapoliv@ufg.br. É necessário que o candidato disponha de um mínimo de 20 horas semanais para participar das atividades nos laboratórios. O curso, que oferece 20vagas, é gratuito. Destacamos que os participantes serão responsáveis pela aquisição do seu próprio Equipamento de Proteção Individual (EPI), essencial para cada laboratório.

O professor do IPTSP, Milton Adriano Pelli de Oliveira, destaca que os estudantes matriculados no curso de extensão terão um supervisor principal, escolhido entre os docentes do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro. Além disso, contarão com o acompanhamento dos discentes matriculados no programa.

Programa do Curso:

• Dia 08/03/2024: Apresentação dos laboratórios participantes e palestras sobre biossegurança
  • De 11 de março de 2024 a 30 de novembro de 2024: Atividades em laboratórios
  • De 02 a 20 de dezembro de 2024: Apresentação dos resultados em relatório escrito e em forma de apresentação oral.

Disponibilidade de vagas:

Laboratório Contato para a carta de aceite do supervisor Vagas Disponíveis
1) Laboratório de Citocinas mapoliv@ufg.br 2
2)Laboratório de Imunoregulação sfonseca@ufg.br 2
3) Laboratório de Imunoparasitologia rodrigosaar@ufg.br  2
4) Laboratório de Virologia e. Cultivo Celular menira@ufg.br  2
5) Laboratório de Biotecnologia ambiental thiagorochabio20@ufg.br    2
6) Laboratório de Patologia de Invertebrados evertonkort@ufg.br
wolf@ufg.br
7) Laboratório de Micologia jadsonbezerra@ufg.br   2
8) Laboratório de Estudos da Relação Parasito-Hospedeiro mvinaud@ufg.br    2
9) Laboratório de Biologia e Fisiologia de Insetos  adelair@ufg.br  2

OBS. CERTIFIQUEM PELO E-MAIL DE CONTATO SE AINDA EXISTE VAGA DISPONÍVEL NO LABORATÓRIO, POIS A VAGA PODERÁ JÁ TER SIDO PREENCHIDA ANTES DA ATUALIZAÇÃO DESTA PÁGINA.

Documentos:

CARTA DE SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO

CARTA DE ACEITE DE ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTE

Categorias: Notícias Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH)