simposio CNanomed.jpg

I Simpósio do CNanoMed conta com a participação de duas docentes do IPTSP

Em 19/01/24 08:40. Atualizada em 08/03/24 14:18.

O evento aborda a tecnologia aplicada à saúde e reúne pesquisadores do IF, FF, ICB e da empresa goiana GONexter

Texto: Letícia Lourencetti



Acontece na próxima sexta-feira, 26 de janeiro, o primeiro Simpósio do Centro de Pesquisa Integrada em Nanomedicina da UFG (CNanoMed/UFG). Na ocasião, as professoras Ana Paula Junqueira Kipnis e Marina Pacheco Miguel, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), se juntarão com pesquisadores do Instituto de FÍsica (IF/UFG), Faculdade de Farmácia (FF/UFG), Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG) e da empresa goiana GONexter, para apresentar a relevância das técnicas e estrutura do Centro, além da importância de suas tecnologias para o desenvolvimento de pesquisas em saúde. 

A professora Ana Paula Junqueira Kipnis e coordenadora da Rede Goiana de Pesquisa em Tuberculose (RGPTB) vai abordar sobre a temática “Exames de imagem poderiam acelerar o desenvolvimento de vacinas ou fármacos contra tuberculose em ensaios pré-clínicos?”, e a professora Marina Pacheco que também é coordenadora do Centro Multiusuário de Pesquisa e Experimentação Animal (CMPEA/IPTSP) irá tratar sobre “Terapias inovadoras e técnicas de imagem com possíveis aplicações em medicina veterinária”.

O simpósio, que é aberto a pesquisadores, docentes, discentes e demais interessados em Nanotecnologia aplicada à Saúde, acontece no auditório do Edifício LIFE, no Parque Tecnológico da UFG, a partir das 13h30, e conta com dez apresentações, coffee break e visita às instalações do CNanoMed. Não perca esta oportunidade.

CNanoMed

CNanoMed é o Centro de Pesquisa Integrada em Nanomedicina da UFG. O laboratório multiusuário fica localizado no Parque Tecnológico da UFG, no edifício Life. O Centro, coordenado pelo docente do Instituto de Física da UFG (IF/UFG) Andris Figueiroa Bakuzis, visa apoiar pesquisas pré-clínicas da UFG, outras universidades, e empresas do estado e do Brasil, com interesse na aplicação da Nanotecnologia à Saúde.

O CNanoMed já possui instalados três equipamentos: o aparelho de imagem por ressonância magnética de 1T (MRI), tomógrafo de fluorescência molecular (FMT) e equipamento de ressonância de superfície plasmônica (SPR). A seguir a programação completa. 

 Story_-_I_CNanoMed.png

Cronograma

13h30 às 14h00 - Professor Andris Bakuzis, Instituto de Física da UFG (IF/UFG) – CNanoMed e os princípios básicos do MRI e FMT

14h00 às 14h20 - Professora Eliana Lima, Faculdade de Farmácia da UFG (FF/UFG) - Nanopartículas alvo dirigidas como estratégia para otimizar a biodisponibilidade de fármacos 

14h20 às 14h40 - Professor Carlos Castro, Instituto de Ciências Biológicas da UFG (ICB/UFG) - Aplicabilidade da ressonância magnética na avaliação da morfologia e função cardíaca.

14h40 às 15h00 - Dr. Antônio Pereira (GONexter) - Avaliação das margens cirúrgicas do câncer de mama, no transoperatório, por tomografia molecular de fluorescência.

15h00 às 15h20 - Professor Mauro Xavier (ICB) - Análise Neuroanatômica: Desvendando o Cérebro com Imagem de Ressonância Magnética 

15h20 às 15h35 - Professora Ana Paula Junqueira Kipnis, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) – Exames de imagem poderiam acelerar o desenvolvimento de vacinas ou fármacos contra tuberculose em ensaios pré-clínicos?

15h35 às 15h50 - Coffee Break

15h50 às 16h10 - Professor Sebastião Mendanha (IF) – Princípios básicos do SPR: Aplicações a sistemas biológicos

16h10 às 16h25 - Professora Renata Mazaro (ICB) – Toxicologia reprodutiva: possíveis cenários em pesquisa

16h25 às 16h40 - Professora Marina P. Miguel (IPTSP) - Terapias inovadoras e técnicas de imagem com possíveis aplicações em medicina veterinária

16h40 às 16h55 - Ma. Marcília Gonçalves (FarmaTec/CNanoMed) – Infraestrutura do FarmaTec para experimentação e modelos in vivo

16h55 às 17h55 - Visita ao CNanoMed

 

Serviço

Evento: I Simpósio do CNanoMed;

Local: Auditório do Edifício LIFE, Parque Tecnológico da UFG - Câmpus Samambaia da UFG

Data: 26 de janeiro;

Horário: A partir das 13h30.

*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.



Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias