
IPTSP NA MÍDIA - Destaque no Jornal O Popular!
Clube de Biologia Sintética (SynBio) da UFG ganha os holofotes!
Texto: Marina Sousa
Arte: Mailson Dias
O projeto inovador do Clube de Biologia Sintética (SynBio) da UFG ganha os holofotes! O grupo conquistou o 2º lugar no SynBio Festival, competição internacional promovida pela Fundação iGEM, com o incrível AraraSun, um creme terapêutico desenvolvido para auxiliar no tratamento de pessoas com Xeroderma Pigmentoso (XP) no povoado de Araras, em Faina.
O AraraSun é um protótipo revolucionário, um creme tópico à base de flavonoides extraídos de árvores do cerrado brasileiro e o peptídeo sintético Selera-2, rico em aminoácidos do tipo selenocisteína. Este atua como agente antimutagênico, prevenindo transformações malignas das células, considerando que o XP é uma doença genética rara caracterizada pela extrema sensibilidade à radiação ultravioleta (UV). . O AraraSun ainda precisa passar pelas etapas de testes computacionais para que seja permitido realizar análises in silico e prever o mais próximo possível as condições reais in vitro.
O Clube de Biologia Sintética da Universidade Federal de Goiás (UFG) alcançou um patamar de excelência, graças ao crucial respaldo institucional e financeiro proporcionado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FUNAPE).
Quer saber mais sobre o projeto? leia a matéria completa : SynBio UFG conquista 2º Lugar em Competição Internacional com revolucionário creme terapêutico para Xeroderma Pigmentoso.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias Clube de Biologia Sintética (SynBio)