dia do sanitarista.png

Dia do Sanitarista: Honrando Trajetórias na Construção da Saúde Pública

Em 02/01/24 10:41. Atualizada em 02/01/24 10:42.

A data reforça a importância deste profissional que fortalece o maior sistema de saúde pública do mundo

Texto e arte: Marina Sousa

No Dia do Sanitarista, celebrado em 2 de janeiro, prestamos homenagem aos profissionais dedicados que desempenham um papel crucial na promoção da saúde pública. Desde 1925, o Brasil registra a formação de médico-sanitaristas, destacados pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Nas palavras do pesquisador Jairnilson Paim, o título de sanitarista ou salubrista era concedido àqueles que lidavam com problemas coletivos, transcendendo as condições de saúde individuais.

A Reforma Sanitária, marcada pela implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), fortaleceu os esforços na qualificação de recursos humanos em Saúde Coletiva para proteger a sociedade frente a novos desafios como as constantes emergências sanitárias e ambientais. E sabendo deste grande impacto é que o  Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) orgulha-se do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) que busca contribuir cada vez mais  para pesquisa científica, produção de conhecimento e fortalecimento do SUS.

Os sanitaristas desempenham papéis cruciais na saúde coletiva, desde a formulação de políticas públicas até o monitoramento de ações de saúde e a avaliação de riscos epidemiológicos, destacando-se durante a pandemia de Covid-19. Em 2023, um marco importante foi alcançado com a sanção da lei que regulamenta a profissão de sanitarista no Brasil. Essa regulamentação não apenas reconhece uma história, mas também valoriza as trajetórias individuais e a significativa contribuição desses profissionais para o SUS. Ao oficializar a profissão de sanitarista, a legislação incentiva a formação de novos especialistas em saúde coletiva, fortalecendo ainda mais os alicerces da saúde pública no país.

 

 dia do sanitarista.png

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias