IPTSPUFG.jpg

Emoção e Integração Acadêmica: Abertura Solene do XX Seminário do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública

Em 05/12/23 16:00. Atualizada em 08/12/23 15:34.

Evento aconteceu no dia 17 de novembro e contou com a presença de diversas autoridades que relembraram momentos históricos do IPTSP

Texto e foto: Marina Sousa 

A solenidade inaugural da vigésima edição do Seminário do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, realizada em 17 de novembro, não apenas marcou o início de uma jornada científica enriquecedora, mas também se entrelaçou com as Semanas da Biotecnologia, Fisioterapia e da Pós-Graduação, culminando ainda em uma grandioso 5° Simpósio de Imunologia do Centro-Oeste (SICO). Um verdadeiro marco histórico e emocional, a cerimônia reuniu autoridades renomadas, celebrando um dos momentos mais significativos do calendário acadêmico do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 solenidade de abertura iptsp.JPG
Auditório do IPTSP recebeu cerca de 110 pessoas para a solenidade de abertura do XX Seminário do IPTSP e 5° Sico

 

Durante o evento a ex-diretora do IPTSP (1992-1996), Dulcinéa Maria B. Campos, compartilhou a história da concepção do evento durante sua gestão pioneira."Naquela época, decidimos que era o momento propício para criar um evento próprio. Sempre contamos com a participação de diversas instituições de pesquisa e ensino, tanto no Brasil quanto no exterior. Sendo uma unidade acadêmica dedicada à produção e à ciência, sentimos a necessidade de ter algo exclusivo para nós. Na gestão, fomos incentivados, por exemplo, pelo professor Roberto Ruhman, a participar mais ativamente de eventos científicos nacionais e internacionais. Inicialmente, enfrentamos desafios como a falta de recursos para passagens e hospedagem, mas essa experiência foi enriquecedora para todos nós", relatou a professora aposentada.

ex-diretora do IPTSP (1992-1996), Dulcinéa Maria B. Campos
Ex-diretora do IPTSP (1992-1996), Dulcinéa Maria B. Campos foi uma das idealizadoras do Seminário do IPTSP, que neste ano, completa 20° edições.

 

Ela enfatiza que a ideia de criar um evento nesse formato no IPTSP surgiu dessa vivência. "Hoje, sinto uma imensa alegria ao ver a continuidade da visão que tivemos tantos anos atrás. A celebração da vigésima edição, com seu notável crescimento e contribuições significativas para a produção de conhecimento, é motivo de grande satisfação. Estar aqui hoje, celebrando essa data com todos vocês, é realmente gratificante", concluiu Dulcinéa Maria B. Campos. 

 IMG_9628 flavia .jpg
Diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira relata sobre as experiências exitosas que teve em outras edições do seminário

 

A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira, iniciou sua fala desejando a todos os convidados uma experiência extraordinária. Em um breve retrospecto, compartilhou os avanços recentes do instituto, expressando sua alegria pela presença da professora Dulcinéia, que reacendeu memórias da história do seminário. Grata pela colaboração de todos os envolvidos, desde a comissão organizadora até os dedicados profissionais da logística, comunicação e limpeza, Flávia também estendeu seus agradecimentos aos discentes e servidores da instituição, cujo empenho foi vital para o sucesso do XX Seminário do IPTSP.

Cláudio Rodrigues Leles
 Diretor Científico e de Inovação da Fapeg,Cláudio Rodrigues Leles, que também foi egresso do IPTSP/UFG relatou sobre o bom momento vivido pela fundação

 

Em um outro momento marcante, o diretor Científico e de Inovação da Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Cláudio Rodrigues Leles, representou o presidente da instituição no 20º Seminário.

O IPTSP, reconhecido por sua excelência em pesquisa, teve um projeto aprovado pelo Edital de Chamada Pública do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação da Fapeg. O evento, fomentado por essa parceria, contribuiu significativamente para o avanço do conhecimento científico na instituição.

Cláudio Rodrigues Leles compartilhou suas memórias afetivas com o IPTSP, destacando sua experiência como egresso das Especializações em Avaliação de Tecnologias em Saúde e Epidemiologia, ministradas pelas docentes do instituto, Cristiana Toscano e Marília Dalva Turchi. Em um momento especial para a Fapeg, Leles enfatizou que o ano de 2023 tem sido excepcional em termos de fomento à pesquisa, expressando a satisfação de estar na gestão durante esse período. Além disso, ressaltou um convênio de R$3,9 milhões entre a Fapeg e o IPTSP/UFG para a implantação de um Laboratório Multiusuário com Ambiente Controlado de Nível de Biossegurança 3 (NB3).

"Estamos entusiasmados com a oportunidade de um orçamento maior para a pesquisa em nosso Estado, fundamental para sustentar projetos significativos. Ver um evento como esse alcançando sua vigésima edição é motivo de alegria, e desejamos que ele continue trilhando o caminho do sucesso", concluiu Leles, ressaltando a importância do evento para a comunidade científica local.

5° SICO

Ana Paula Junqueira-Kipnis, coordenadora do 5° SICO
Docente do IPTSP Ana Paula Junqueira-Kipnis que coordenou o 5° SICO

 

Um dos momentos destacados da cerimônia foi a apresentação da professora Ana Paula Junqueira-Kipnis, coordenadora do 5º Simpósio de Imunologia do Centro-Oeste (SICO), que ocorreu em conjunto com o Seminário. A docente compartilhou suas expectativas para o evento, destacando o crucial apoio da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e do IPTSP para a realização do simpósio.

"Evidenciamos a importância de iniciativas como essa na divulgação de trabalhos científicos e na disseminação do conhecimento entre estudantes e profissionais. A programação foi meticulosamente planejada para incentivar interações valiosas entre os pesquisadores da casa e nossos ilustres convidados, incluindo os professoras Kelly Magalhães da UNB, Adenilda Cristina da UFMS, Fernanda Gianecchini da UFMT, Anamélia Lorenzetti também da UNB, Valéria Borges da Fiocruz, e Paula Cristina Souza da UFMT e James Venturini da UFMS. Um agradecimento especial aos docentes do Instituto que contribuíram para o sucesso do evento", ressaltou a professora.

 

 apresentação do musiversidade.JPG
Apresentação Musical do Musiversidade e Saúde da UFG

A mesa diretiva da solenidade de abertura, composta por ilustres representantes acadêmicos, enriqueceu o evento com sua presença marcante. Entre os membros destacados estavam Felipe Terra, pró-reitor de graduação (PRPG); Heliny Carneiro Cunha, pró-reitora adjunta de Graduação (PROGRAD); Fabíola Souza Fiaccadori, pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação (PRPI); Luana Cássia Miranda, pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC); Maísa Miralva da Silva, pró-reitora de Assuntos Estudantis (PRAE); Megmar Aparecida Carneiro, vice-diretora do IPTSP; José Clecildo, ex-diretor do IPTSP; Ana Paula Junqueira-Kipnis, coordenadora do 5° SICO; Rodrigo Saar, coordenador científico do XX Seminário do IPTSP e professor Max de Oliveira, coordenador de extensão do Seminário. A presença de Cristiano Crispim de Figueiredo, gerente administrativo e de gestão de pessoas da FUNDACH, e Carlos Alexandre Vieira, vice-diretor da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG), também trouxe prestígio ao evento.

publico da solenidade

Além da notável composição da mesa, a cerimônia foi agraciada com uma belíssima apresentação do projeto de extensão "Musiversidade e Saúde da UFG", coordenado pelo docente Jonathas Xavier Pereira, que mais uma vez encantou o público presente. Após a solenidade, os convidados foram conduzidos ao hall do auditório para desfrutar de um delicioso coquetel e promover interações sociais.

Nesta edição, contamos com os nossos valorosos apoiadores, cujo apoio é fundamental para a realização deste grandioso evento.

Além do fomento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), recebemos apoio das seguintes instituições 

  • Funape - Fundação de Apoio à Pesquisa
  • Teuto Hospitalar
  • PROEC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG
  • Revista de Patologia Tropical
  • Rede Goiana de Pesquisa em Tuberculose
  • Sociedade Brasileira de Imunologia
  • Musiversidade e Saúde da UFG
  • Adufg
  • BD Biosciences

Confira as fotos da cerimônia:

 IMG_9749.JPG

 IMG_9755.JPG

 IMG_9673.JPG
Felipe Terra, pró-reitor de Pós- graduação (PRPG/UFG)

 IMG_9486.JPG

Exposição do museu de saúde mental

prof Max

reitorado

coffee break

 

 

 

 

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias XX Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública 5° Simpósio de Imunologia do Centro-Oeste (SICO) NOTÍCIA