Escuta Acolhedora site

IPTSP/UFG anuncia o Lançamento do Pacto pelo Fim da Violência de Gênero nas Instituições de Ensino Superior

Em 04/12/23 08:48. Atualizada em 05/12/23 15:38.

O pacto é o resultado de uma das ações do Projeto de Extensão para o Fortalecimento das Capacidades das Organizações na Prevenção da Violência Baseada no Gênero

Texto: Marina Sousa

Arte: Mailson Diaz

No próximo dia 11 de dezembro, a partir das 16 horas, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) sediará um evento de grande relevância para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral: o lançamento do "Pacto pelo Fim da Violência de Gênero nas Instituições de Ensino Superior (IES)". Essa iniciativa representa um compromisso coletivo em prol da igualdade de gênero e visa erradicar a violência contra as mulheres no ambiente acadêmico. 

Além da UFG, outras dez instituições irão assinar o pacto. São elas:

Instituto Federal de Goiás - IFG; 

Instituto Federal Goiano - IF Goiano;

Universidade Federal de Jataí - UFJ;

Universidade Estadual de Goiás  - UEG;

Escola Superior Associada de Goiânia  - ESUP;

Pontifícia Universidade Católica de Goiás  - PUC Goiás;

Centro Universitário Araguaia;

Centro Universitário Alves Faria - UniAlfa;

Faculdade Senac Goiás;

Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Universidade Federal de Jataí - UFJ

 

Escuta Acolhedora

A ação faz parte do projeto de extensão “Fortalecimento das Capacidades Organizacionais na Prevenção de Violência Baseado no Gênero”, sob coordenação da docente do IPTSP, Marta Rovery de Souza e  visa apoiar as organizações na elaboração de protocolos de abordagem da violência sexual, bem como das violências baseada no gênero. “A violência de gênero é um problema global, inclusive no ambiente acadêmico. As instituições de ensino superior têm o dever de tomar medidas decisivas, logo decidimos começar este pacto em nossa universidade bem como em outras unidades de ensino superior.”, explica Marta. 

Na ocasião também haverá a apresentação da ação “Escuta Acolhedora”, protocolo para acolhimento e prevenção de Violências Baseadas em Gênero (VBG). O protocolo será implementado no primeiro semestre de 2024 na UFG e será ampliado posteriormente para espaços e locais públicos e de grande circulação de pessoas. 

Após a assinatura do pacto, a partir das 18 horas, acontecerá a Mesa Redonda: "Cenário da Violência de Gênero no Ambiente Acadêmico", onde será abordada as seguintes discussões: 

  • Desafios e avanços no enfrentamento da violência de gênero no espaço acadêmico 

Painelista: Profª Drª Lidia M. V. Possas - Universidade Estadual Paulista

  • Violência contra mulher e saúde: dados para políticas públicas

Painelista: Sofia Reinach - Vital Strategies

  • Agenda da promoção da equidade de gênero na Universidade Federal de Goiás

Painelista: Luciana de Oliveira Dias - Secretaria de Inclusão / UFG

Diversas autoridades confirmaram presença, incluindo a Reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira; a Diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira; a Vereadora Aava Santiago, representando a Ouvidora da Mulher da Câmara Municipal de Goiânia; a Defensora Pública do Estado de Goiás, Tatiana Bronzato; a Superintendente da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, Mariana Gidrão; e Luciano Moura, Subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde. Interessados em participar do evento devem se inscrever gratuitamente por este link. Haverá emissão de certificados, contabilizando horas para atividades complementares. 

Pacto Universitário

O Pacto pelo Fim da Violência de Gênero nas Instituições de Ensino Superior (IES) visa abordar de maneira abrangente a problemática da violência de gênero, estabelecendo objetivos cruciais para a promoção de um ambiente educacional seguro e igualitário. Em primeiro lugar, busca-se a prevenção ativa, com o propósito de reduzir e evitar a incidência de violência de gênero nas IES. Para atingir esse fim, é fundamental implementar estratégias eficazes que desestimulem e combatam atos de violência desde sua origem. Além disso, o pacto destaca a importância de uma resposta efetiva diante de casos de violência, assegurando a existência de mecanismos apropriados para denúncias, investigações e o devido apoio às vítimas. Paralelamente, propõe-se a promoção da igualdade de gênero como um elemento central na estrutura acadêmica, integrando princípios de igualdade em processos de recrutamento, promoção e demais atividades acadêmicas. Por fim, o pacto reconhece a vitalidade da conscientização e educação contínuas, buscando fomentar o entendimento sobre igualdade de gênero e promover o respeito mútuo por meio de programas educacionais específicos, visando assim a construção de uma cultura de respeito e equidade no ambiente acadêmico.

De acordo com a docente Marta Rovery de Souza, a adesão ao Pacto é uma oportunidade para as instituições demonstrarem liderança, compromisso com a igualdade de gênero e a criação de um ambiente acadêmico seguro e inclusivo. “Juntos, podemos trabalhar para um futuro onde a violência de gênero seja uma preocupação do passado”, conclui Marta. O projeto também conta com a participação das professoras, Fernanda Parreira da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD /UFG) e da doutoranda Maressa Queiroz do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP/IPTSP)  dentre outros.

 equipe escuta acolhedora.jpeg
Equipe do projeto. Da esquerda para a direita, Silvestre Linhares, Marta Rovery de Souza, Fernanda Parreira, Camila Craveiro, Maressa Queiroz

 

Serviços:

Lançamento pelo Fim da Violência de Gênero nas Instituições de Ensino Superior

Dia: 11 de dezembro (segunda-feira)

Horário: 16h

Local: Auditório do IPTSP - Câmpus Colemar Natal e Silva - (R. 235, s/n.º - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO)

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC)