
IPTSP recebe Delegação da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei
O encontro visou apresentar a estrutura e atuação do Instituto
Texto e foto: Marina Sousa
A direção do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu, nesta terça-feira (31/10), a visita da reitora da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei (HUCM), Gao Weijuan, do diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, Francisco José Quaresma de Figueiredo, e do diretor chinês do Instituto Confúcio, Wang Xu.
Durante a visita, houve uma reunião com a diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira, e a vice-diretora Megmar Carneiro, que apresentaram o instituto aos visitantes, explicando as ações relacionadas aos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Flávia Aparecida explica que encontros como esse fortalecem futuras cooperações e maiores avanços entre a UFG e a HUCM.

A comitiva também teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs), o qual abriga diversos laboratórios. A visita foi guiada pela técnica de laboratório, Antonella Del Buono Guimarães, que apresentou os Laboratórios Multiusuários, incluindo o Banco de Coleções Biológicas (Biobanco), Laboratório de Preparo de Meios de Cultura e Reagentes, além disso, na parte de Laboratório de Pesquisa, a comitiva pode conhecer o Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos (LDPTR), onde foram desenvolvidos os testes rápidos para Hanseníase.
No dia anterior (30/10), a reitoria da UFG assinou um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer normas e procedimentos de cooperação nas áreas de ensino e pesquisa entre a UFG e a HUCM, com foco específico em ações na área de Enfermagem. O Instituto Confúcio da UFG, criado em 2019 como resultado de um acordo entre a UFG e a Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, oferece cursos de língua e cultura, bem como aulas de Medicina Tradicional Chinesa. Sua sede está localizada na Faculdade de Letras, em parceria com a Faculdade de Enfermagem da UFG, oferecendo turmas de acupuntura 1 e 2, Tai Chi Chuan e Mandarin 1, 2, 3 e 4.

diretor chinês do Instituto Confúcio, Wang Xu, reitora da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei (HUCM), Gao Weijuan e o biotecnologista da UFG, Djairo Pastor Saavedra que atua no laboratório
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias