
Docente do IPTSP participa da 3ªJornada de Promoção da Equidade em Saúde e Atenção à Populações Específicas de Itumbiara
Evento acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em Itumbiara/GO
Texto: Marina Sousa
A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara e a Faculdade de Medicina Zarns, está organizando a "3ª Jornada de Promoção da Equidade em Saúde e Atenção à Populações Específicas de Itumbiara", com o tema “Promoção da Equidade em Saúde em Contextos de Vulnerabilidades”. O evento tem como objetivo central promover a equidade em saúde em toda a Macrorregião Centro Sudeste de Goiás.

Bandeira cigana/romani usada internacionalmente
A Jornada está marcada para acontecer nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2023, na Faculdade de Medicina de Itumbiara, e contará com a participação de renomados profissionais da área da saúde, acadêmicos e representantes da comunidade.
Um dos destaques do encontro será a presença do docente do IPTSP Jonathas Xavier Pereira, que também integra o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) da UFG. Sua participação será no dia 26 de outubro, onde irá participar em uma roda de conversa com a temática: A Saúde da População Cigana/Romani, abordando uma questão crucial e muitas vezes negligenciada no contexto da saúde pública. O docente é pertencente à etnia Cigana Rom e explica a importância de participar de um encontro como este que visa a discussão sobre a invisibilidade histórica cigana, que por sua vez contribui para a não execução de políticas públicas específicas para a população cigana, inviabilizando o acesso ao serviço de saúde de forma integral e com equidade.
Jonathas Xavier Pereira também integra o Instituto de Cultura, Desenvolvimento Social e Territorial do Povo Cigano do Brasil, na coordenação temática Educação e Saúde.

A Jornada de Promoção da Equidade em Saúde proporcionará um espaço para a troca de experiências entre profissionais de saúde de todos os níveis de atenção, fomentando reflexões e aprendizados através da interação entre a comunidade acadêmica e a população. Além disso, viabilizará encontros entre docentes, acadêmicos e profissionais de saúde, permitindo a partilha de experiências e a busca de soluções estratégicas para a redução das iniquidades em saúde.
Com uma programação diversificada que inclui palestras, mesas-redondas e atividades práticas, a Jornada visa criar um ambiente propício para o fortalecimento das políticas de saúde voltadas para grupos em situação de vulnerabilidade, contribuindo para um sistema de saúde mais inclusivo e igualitário.
Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento aqui.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias